5 hábitos japoneses que todos deveriam seguir

O Japão tem uma cultura bastante distinta dos hábitos ocidentais. A história do país remete a milhares de anos e sua cultura destaca muito isso. Conheça alguns hábitos dos japoneses que tornariam nossas vidas mais saudáveis:

O Japão tem uma cultura bastante distinta dos hábitos ocidentais. A história do país remete a milhares de anos e sua cultura destaca muito isso. Filmes, mangá, música e programas de televisão possuem uma forte influência de antigos hábitos e tradições artísticas e literárias. O país conseguiu adaptar sua cultura as influências do “American way of life” e outras tradições próximas como a chinesa.

Existem muitos hábitos no Japão que são um verdadeiro exemplo de atividade saudáveis não só no sentido da saúde mas também saudável no meio social do país. Conheça agora alguns hábitos japoneses que nós deveríamos seguir.

Tirar os sapatos ao entrar em casa

2

Japoneses prezam muito a limpeza. Para manter suas residências livres de sujeira vinda da rua além de diminuir drasticamente o risco de doenças, os japoneses não utilizam sapatos comuns dentro de suas casas e em muitos prédios. Existe uma área nas casas, prédios comerciais e governamentais japoneses denominado Genkan. O Genkan que ajuda a evitar a sujeira e contaminação nos prédios japoneses.

O genkan é geralmente construído abaixo do nível do piso da casa para bloquear as sujeiras vindas da rua. Depois que você retira seu calçado, os sapatos são geralmente colocados com a frente virada para a porta, para serem vestidos mais facilmente na hora de sair. Para não ficarem descalços dentro de casa, os japoneses vestem um outro sapato chamado de uwabaki, ou um chinelo chamado de surippa, para andar nos ambientes interiores do edifício. Normalmente, também, evita-se pisar no genkan descalço ou de meias.

Uso do banheiro

3

Sanitários públicos muitas vezes não têm toalhas de papel para limpar as mãos. É um hábito dos japoneses levar o seu próprio lenço para limpar as mãos. Entretanto, alguns dos banheiros têm secadores de mão. A ideia consiste em não produzir uma grande quantidade de lixo. Em residências, para entrar no banheiro, a maioria dos lares e em hotéis você troca de sapatos novamente e coloca uma espécie de “chinelos higiênicos” que ficam na entrada do banheiro. Tudo com o objetivo de contaminar o mínimo possível o ambiente.

Passeio com animais de estimação

4

É lei no Japão manter o seu cão na coleira em todos os momentos do passeio. Os donos de cães sempre devem recolher o cocô do seu cão com uma sacola e de jogá-lo fora  em casa. Além disso, quando seu cão faz xixi em um ambiente público, é necessário jogar água para dispersar a urina e não provocar mau cheiro nas ruas.

Lixo

5

Latas de lixo no Japão são raras. Se você comprar algo em máquinas de venda automática você provavelmente não verá uma lata de lixo por perto. Algumas lojas têm latas de lixo mas quando se está comendo na rua geralmente os japoneses levam o lixo para casa ou para o local de trabalho. O lixo é separado minunciosamente o que facilita na hora da reciclagem.

Alimentação

6

É difícil você ver um japonês gordo não é? Os japoneses prezam muito pela alimentação saudável. Um bom exemplo de hábito saudável é o bentô. O bentô é uma espécie de marmita que contém arroz, peixe ou carne e legumes cozidos como acompanhamento. Elas são levadas para os locais de trabalho e muitas crianças levam para as escolas também. Frutas e verduras fazem parte de todas as refeições japonesas.

1 comentário

  1. Pingback: 5 hábitos japoneses que todos deveriam seguir | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s