A pior cidade do mundo para se viver: Norilsk, Rússia.

Norilsk 02

Carros velhos, prédios em estado precário de conservação, muita poluição e jovens sem esperança, esta é a herança macabra que o regime soviético e os anos seguintes de capitalismo deixou para a nórdica cidade de Norilsk, na Sibéria.

Em função da poluição extrema causada pelas indústrias mineradoras, Norilsk é o local do mundo com o maior índice de bebês com deformidades, acima de Hiroshima. Condições extremas reduzem a esperança de vida de seus habitantes para apenas 46 anos e todas as árvores dentro de 48 Km ao redor estão mortas por causa da chuva ácida.

Norilsk 01

Norilsk é o inferno na terra. É oficialmente uma das 10 cidades mais poluídas do mundo. A poluição das fábricas que cercam a cidade cria um manto constante de emissões tóxicas. Sua neve não é branca, é amarelada ou enegrecida pela poluição do ar e tem cheiro de enxofre.

Além da poluição, a cidade de 230.000 habitantes – cidade mais ao Polo Norte do mundo com mais de 100 mil pessoas – sofre com as baixas temperaturas. No inverno, as temperaturas muitas vezes chegam a 50 graus abaixo de zero. Suas noites são eternas e durante 90 dias do ano seus moradores não vêem a luz do sol.

Seu passado também não é muito glorioso. Boa parte dos prisioneiros do governo stalinista nas décadas de 30 e 40 foram mandados para as sua imediações. Atualmente, Norilsk conta com um Museu para conservar a memória dos mortos e sobreviventes dos campos de prisioneiros.

Deixe um comentário