Que animal peludo e dentuço é este?

Este animal bizarro, que parece um veado com presas, é, bem… um veado com presas. Chamado pela ciência de Elaphodus cephalophus e pelos americanos de tufted deer (“veado de topete”), este bizarro animal vive nas florestas temperadas do centro da China, ao noroeste de Mianmar, a mais de 4.500 metros acima do nível do mar.

Além de viver em grandes altitudes, ele é mais ativo no alvorecer e no pôr-do-sol – um comportamento chamado de “crepuscular” (o que combina com um animal que tem um ar vampiresco, não?). As grandes presas aparecem nos machos, que têm também pequenos chifres (ocultos pelo topete). Como o bichinho é muito tímido, fugindo sempre que avista alguém, não se tem muita certeza sobre o comportamento dele e o uso que ele dá às presas.

Mas, mesmo sendo um animal tímido, que vive em locais de difícil acesso, ele está em vias de se tornar um animal em perigo de extinção, principalmente pela perda do seu habitat, embora a caça também tenha seu papel no declínio que a população deste animalzinho está experimentando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s