Três espécies de anfíbios consideradas extintas foram redescobertas

Anfíbios em todo o mundo estão ameaçados pela poluição, mudança climática, perda de habitat devido ao desenvolvimento, e por uma infecção que provoca quitridiomicose, uma doença que tem dizimado populações inteiras, e até mesmo espécies de anfíbios.Agora, uma busca global está tentando encontrar 100 espécies de anfíbios que podem estar sobrevivendo em pequenas populações. O programa, nomeado “Procura-se sapos perdidos”, já encontrou três espécies que os cientistas imaginavam estarem extintas.

Até o momento, foram redescobertos uma salamandra mexicana que não era vista desde que foi descoberta em 1941, um sapo da Costa do Marfim , desaparecido desde 1967, e uma rã da República Democrática do Congo, perdida desde 1979.

Um cientista da Universidade Nacional Autônoma do México foi quem encontrou a salamandra marrom que tem um pé largo, chato e cor-de-rosa (Chiropterotriton Mosaueri), em um sistema de cavernas que só é acessível por um buraco grande.Já o sapo pequeno e bem camuflado da Costa do Marfim (Hyperolius Nimbae) foi redescoberto por um cientista local da Universidade de Abobo-Adjame.

Por fim, quando ouviu o seu chamado, um funcionário do Museu de História Natural da Dinamarca redescobriu a última espécie, o Omaniundu (Hyperolius sankuruensis), do Congo, um sapo marrom escuro com manchas verde-claro quase fluorescentes.

Sendo que mais de um terço de todos os anfíbios estão ameaçados de extinção, os resultados são bons, mas ainda insuficientes. Ainda assim, os achados são fantásticos e podem ter implicações importantes para as pessoas, bem como para os anfíbios. Alguns desses animais podem fornecer novos compostos medicinais, e pelo menos um deles vive em uma área que é importante proteger, uma vez que fornece água potável para áreas urbanas.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s