ESPECIAL:Arraial d’Ajuda Bahia

Quem viaja para conhecer a Bahia não pode ficar de fora em conhecer também Arraial d’ Ajuda lugar lindo e repleto de muitas praias limpas e encantadoras,fora as casas coloridas que já faz parte de Arraial venha conferir essa história!

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, localizado na Bahia. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.

Origem do nome

Batizado com esse nome de tradição cristã-branca – foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d’Ajuda. Não existem variações – somente a forma “Arraial d’Ajuda” é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente – Arraial D’ajuda. Na língua portuguesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d’Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.

Igreja

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Hoje é um local de encontro de fieis.

Turismo

Rua do Mucugê

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”. Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

Pousada Catamarã

Praias

Praia de Apaga-Fogo

É a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Nela alguns esportes náuticos como o Wind surf são praticados. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais.O encontro do mar com o rio Rio Buranhém marca a bela paisagem da praia, movimentada graças aos muitos hotéis, pousadas e barracas (leia em Barracas de Praia). O mar, com águas escuras, é calmo, bom para passeios de caiaque.

Praia de Araçaípe

Areia repleta de conchas. Está em frente a uma propriedade privada, a do Arraial Eco Parque, o maior parque aquático da América Latina, segundo o mesmo.Dona de um mar calmo, graças à presença de recifes de corais, a praia tem como característica marcante, a grande ocorrência de conchas em suas areias, além do surgimento de muitas piscinas naturais durante a baixa da maré. Situada 3 km ao norte do Arraial, oferece boa infra-estrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes.

Praia dos Pescadores

Situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.Praia central de Arraial d´Ajuda, Mucugê é repleta de barracas de praia e fica lotada de famílias e ambulantes na alta temporada o verão. As piscinas naturais são boas para banhos e a prática de esportes náuticos. No verão, é cenário de luaus e raves que varam a madrugada.

Praia do Mucugê

O mar é tranquilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano.

Praia do Parracho

Ponto de encontro de jovens, Parracho tem grande barracas com música o dia todo e que oferecem aluguel de pranchas de windsurfe, caiaques e equipamentos de mergulho. Tem quadras de esportes na areia para a prática de vôlei, futevôlei e futebol e, no verão, promove as festas mais concorridas do arraial.

Praia da Pitinga

Uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois “desaparece” junto com as falésias e emenda com a do Taípe.

Praia da Lagoa Azul

Está localizada a 6 km do centro de Arraial d’Ajuda .Boa para banho, suas águas são tranqüilas e rasas. É muito usada para caminhadas de fim de tarde. Os praticantes de esportes como futebol, voleibol, “banana jet”, caiaque e ultraleve podem alugar equipamentos no local.

Praia de Taípe

De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

PRAIA DOS PESCADORES / DELEGADO


Você vai passar por aqui quando for caminhando até a Praia do Araçaípe. É pitoresca, cheia de barquinhos; a barraca da praia é famosa pelo seu peixe frito… Muito frequentada por nativos e moradores da Vila.

PRAIA DO RIO DA BARRA


Do lado direito, a foz do Rio da Barra mostra um grande manguezal. Antes da barra, o rio forma uma enseada que propicia banho em águas tranquilas, bem como do outro lado as ondas avançam contra as falésias. Praia plana e com coqueiral muito verde. Conta com a estrutura do Hotel e barraca de praia.

PRAIA DOS NATIVOS

A praia mais movimentada de Trancoso está situada ao norte da barra do Rio Trancoso. Lá, restaurantes, pousadas, hotéis e barracas à beira-mar oferecem desde comidas típicas até serviços sofisticados. Com águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais, a praia dos Nativos é muito frequentada por turistas. Uma das principais atrações são os riachos que cortam a orla de norte a sul. Em menos de uma hora de caminhada, chega-se ao Rio da Barra.

PRAIA DOS COQUEIROS

A praia mais próxima do Quadrado, apenas 15 minutos de caminhada, tem águas calmas, recifes e extensa área de coqueirais. Esta é a praia dos Coqueiros, onde barracas servem petiscos e quitutes baianos. Separada da Praia dos Nativos por um Riozinho, nada como caminhar na orla para descobrir as riquezas locais.

PRAIA DO RIO VERDE

Situada entre a praia dos Coqueiros e a de Itapororoca, nela se encontram algumas ótimas barracas de praia e atrás se encontra a lagoa do Rio Verde onde se toma um gostoso banho de água doce, de vez em quando dependendo do tempo tem boas ondas para a prática do surf.

PRAIA DE ITAQUENA

Extensa e com piscinas naturais na maré baixa, Itaquena exige resistência – são duas horas e meia de caminhada partindo da praia dos Coqueiros. Passeios de jipe pela região incluem o selvagem cenário no roteiro.

PRAIA DO ESPELHO / CURUÍPE

A praia do Espelho encontra-se a 20Km de Trancoso em direção ao povoado de Caraíva. Entra-se à esquerda na entrada do condomínio Outeiro das Brisas, segue-se para a praia do Curuípe, onde se deixa o carro, depois a pé 1km em direção ao sul.

PRAIA DE CARAÍVA

A praia onde o mar e o Rio Caraíva se encontram não poderia ter outro nome. Com cerca de 2 quilômetros de extensão, Caraíva tem águas cristalinas, falésias e coqueiros por todos os lados. No final da tarde, a principal atração é o pôr-do-sol na barra do rio. Um passeio de barco nas águas doces mostra a biodiversidade local.

Bairros

Na extensão do caminho que liga o centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

O centro de Arraial d’Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas. E ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos, em um estílo único que a fazem conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”.

Na extensão leste-oeste há um parque central que divide a cidade. Ao norte deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmãos, Parracho, Sítio Panorâma, e Novo Arraial. E ao sul estão os bairros São Francisco, São Pedro, Santiago, Villas do Arraial e Corais do Arraial.

Se você quer um bom descanso nada melhor que visitar Arraial d’Ajuda,Mucugê que eu já falei um pouquinho atras,Chapada de Amantina,Trancoso e  toda as outras cidades de  Porto seguro 

Todas as fotos:GOOGLE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s