Os Himba são um grupo étnico de aproximadamente 20.000 a 50.000 pessoas que vivem no sul de Angola, na região de Cunene (antes Kaokoland). São povos nômades e pastoris, que são estreitamente relacionados aos Hererós, e falam a mesma língua. São os últimos povos semi-nômades da África. Migraram de Angola para a Namibia a cerca de 200 anos na busca por solos mais férteis. As mulheres não tomam banho, os meninos tem as cabeças raspadas e a meninas tem colares de madeira para representar a pureza, as mulheres fazem artesanato com arames e madeiras e os homens cuidam do rebanho. Os homens Himba podem ter mais de uma esposa.
RELIGIÃO
Os Himba são um povo monoteísta que adoram o deus Mukuru. Cada família tem seu próprio fogo ancestral, que é mantido pelo fogo mantendor. Este se aproxima do fogo ancestral a cada sete ou oito dias, a fim de se comunicar com Mukuru e os ancestrais. Muitas vezes, quando Mukuru está ocupado num reino distante, os ancestrais atuam como representantes dele. No entanto, a diferença entre Mukuru e os ancestrais é que, enquanto Mukuru apenas abençoa e nunca amaldiçoa, os antepassados fazem as duas coisas.
As mulheres cuidam das crianças da tribo e fazem o trabalho duro como obter água ou construir as casas, que têm formato de uma oca, construídas com galhos de árvores e revestidas com barro e esterco (ver foto abaixo).
A tribo Himba é uma comunidade bastante igualitária. Apesar de poder parecer que as mulheres trabalham mais que os homens e de , na realidade, estes passaram algum tempo a descansar, a verdade é que eles são responsáveis pela sua família. É um povo polígamo onde o sexo é de suma importância,sendo alguns dos seus costumes verdadeiramente surpreendentes para o mundo ocidental.Também a comida assume um papel de relevo nesta tribo.Negar algo que oferecem é considerado enorme falta de respeito e a sua riqueza mede-se pelo úmero de cabeças de gado,são,por isso ,uma tribo muito rica.
COMIDA
Para os Himba,a comida é muito importante.
Os Himba alimenta-se de uma pasta chamada orehere (purê de farinha de milho e água) e leite azedo.Conseguem extrair mel ou seiva de árvores,sem serem atacados por abelhas.Usam estes alimentos para cozinhar,tornando a comida menos amarga.Para eles,é um enorme desrespeitos os anfitriões não comerem os que lhes oferecem.Para os Himba,o gado é riqueza.É uma tribo muito rica.Podem matar uma peça de gado,tirar-lhe a pele,limpar as vísceras e cozinha-la ao estilo tribal.O gado é morto por asfixia,pois são proibidos faca.Os Himba só comem carne ocasionalmente.Ingerem todas as partes dos caprinos e ovinos,incluindo os intestinos(que limpam previamente)
CAÇA

Os homens da tribo são os responsáveis por caçar o gado.
A FESTAS,RITUAIS E CRENÇAS
Pais e filhos tem que subir a montanha mais próxima para demonstrar a sua masculinidade.Todos os homens da tribo o devem enquanto ritual de iniciação,os homens tem que passar por uma prova de força.Tendo ,para isso,de aprender a lutar com paus.Um rito fundamental para qualquer homem que queira ser respeitado na tribo.
Os Himba veneram o fogo,por isso na casa do chefe há sempre uma fogueira que só é extinta quando morre. O novo chefe é incumbido de apagar a chama do seu antecessor e acender uma fogueira própria até ao momento da sua morte.Os Himba tem o seu curandeiro,xamã,que possui técnica e poções de cura.
Lutam para provar sua masculinidade.
Rapam os pelos dos genitais.Nenhum Himba pode ter pelos públicos,pois pensam que quem os tem cheira mal.As mulheres não podem beber leite quando estão com o período.
HÁBITO/COMPORTAMENTOS-HOMENS E MULHERES
São nômades.Se a água escassear, ou se virem os campos inundados pelas chuvas de verão,mudam de local,tendo de reconstruir as casas feitas de excremento de vaca.(Mudam de local,aproximadamente,de 3 em 3 meses.)
O Himba tem vários chefes.O chefe supremo dos Himba(capica),o chefe da região é o chefe da tribo.Os homens estão no comando,apesar de ser um tribo bastante igualitária,as mulheres estão proibidas de se lavar com água,dada a escassez deste elemento.Assim,usam um tipo de ocre feito de argila vermelha e gordura animal(chamado otjize)para ungir o corpo, rosto e cabelo,mantendo a pele macia e protegida.Uma vez por ano,as mulheres Himba procuram lama vermelha,com a qual ungem o corpo.
Devido á referida escassez de água,as mulheres refrescam os órgãos com o fumo de cinzas de ervas queimadas.Uma vez feita a sua higiene pessoal,a mulher Himba acende o fogo sagrado.Apesar de as mulheres,como referido,não se podem lavar com água,são responsáveis por trazer elemento aos homens para que façam a sua higiene.A roupa é lavada com cinzas das fogueiras.A escassez de água assim o obriga,limpam os dentes com um pedaço de madeira.São muito ativos sexualmente e polígamos.O tempo máximo que um homem pode passar com a mesma mulher sem estar com outra parceira é de duas noites.
Os homens podem oferecer a sua mulher aos convidados especiais e amigos.As mulheres e os homens dormem separadamente.No entanto,mantém relações sexuais com diferentes parceiros ao logo da noite.As crianças dormem juntas,mas separadamente dos pais.Dormem sobre travesseiros de madeira para terem os ouvidos alerta e ouvirem se acontecer algo ao gado durante a noite.
As mulheres estão proibidas de usar o sobrenome do marido.Elas trabalham mais que os homens na cultura Himba.Recolhem a água potável para beber e para a higiene dos homens,carregam a lenha sobre a cabeça e são responsáveis por trazer o estrume de vaca para a construção das casas.No entanto,os homens devem ser fortes e corajosos.O homem de família deve estar disposto a lutar,literalmente,pela honra da família e das suas mulheres.
A construção das casas é tarefa das mulheres.As mesmas são feitas de esterco de vaca.O pastoreio é uma atividade diária dos Himba.Os homens cuidam das vacas e as crianças das cabras.As crianças ordenham as cabras.As mulheres ordenham as vacas.Montam burros,que também são usados por crianças para transportar a água que recolhem.
ROUPA
Os homens,como as mulheres,fazem as suas roupas de peles de animais que matam.As mulheres andam com o peito á mostra com os pelos e cabelos untado em gordura animal e terra ocre.Enfeitam-se com colares e medalhas.
A passagem do fotografo Jimmy Nelson em Namíbia
O fotógrafo britânico Jimmy Nelson viajou o mundo todo fotografando tribos em povoados que vivem praticamente isolados do resto do mundo. Antes de fazer quaisquer de suas séries fotográficas, Jimmy convive pelo menos duas semanas com cada um desses povos como forma de familiarizar-se com seus costumes e tradições bem como com o local. Cada fotografia é uma verdadeira preciosidade ao retratar características e peculiaridades únicas desses povos.

Os Himbas são um povo monoteísta que adoram o deus Mukuru. Eles tem crenças tradicionais que incluem cultuar os ancestrais e rituais ligados ao fogo, que é considerado um elo entre o mundo dos vivos e dos mortos. Quando um Himba morre, sua casa é queimada.
Tanto os homens quanto as mulheres cobrem seus corpos com uma mistura feita de cinzas, ocre e banha animal -que dá à pele um tom avermelhado-, para proteger a pele do sol forte. Algumas vezes adicionam resina aromática a essa mistura pastosa, que também é aplicada nos cabelos pelas mulheres.
Os Himbas praticamente não usam roupas, exceto uma espécie de tanga para cobrir as partes íntimas. Não economizam em ornamentos como colares e pulseiras, no entanto. A poligamia é permitida, entretanto o tempo máximo que um homem pode passar com a mesma mulher é de duas noites seguidas; depois disso, ele deve fazer o rodízio.
Nos anos recentes, o povo Himba começou a permitido que outras pessoas adentrem no seu mundo. mas até bem pouco tempo atrás, devido ao clima rigoroso da região, eles conseguiam manter-se isolados do mundo e, mantendo assim sua cultura e tradição. Agora essa situação está mudando um pouco de devido ao aumento do fluxo de turistas. Os doces, que os turistas levam para as crianças (que causam cáries) e o álcool são elementos novos para os Himbas. Os homens acabam virando alcoólatras e se tornam mendigos, condição anteriormente desconhecida entre os Himba. Uma pena!
Jimmy Nelson lançou recentemente um magnífico livro, o “Before the Pass Away“, que é uma seleção de mais de 500 fotografias de 30 tribos remotas pelo mundo, entre elas, os está a série de imagens do povo Himba, que você vê na sequência:
Caraca estou adorando essa “série” de tribos no seu blog.
Curti mesmo, beijokas
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada vamos reviver a cultura africana só para nos lembrarmos de que por muitos anos vem se modificando e migrando para outros lugares,elas ainda existem. 😀
CurtirCurtir
preciso saber como eles fazem quando ficam doentes, se usam ervas,
CurtirCurtir
Tudo da natureza como eles são praticamente nômades,eles não usam tecnologias. 😀
CurtirCurtir
Nossa, quantas fotos lindas!!!
Tudo muito interessante, parabéns!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita Vanessa 😀
CurtirCurtir
Gostei muito de conhecer esta Tribo Africana e conhecer os costumes diferentes dos nossos Isabel
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou da matéria Dona Isabel,fico muito feliz,volte sempre. 😀
CurtirCurtir