TRIBO WODAABE

O Wodaabe ou Bororo são um pequeno subgrupo da Fulani grupo étnico. Eles são tradicionalmente nômades gado-pastores e comerciantes no Sahel, com as migrações que se estende do sul do Níger, através do norte da Nigéria, nordeste do Camarões, sudoeste do Chade, ea região ocidental do Central Africano República. O número de Wodaabe foi estimado em 2001 para ser 100.000.  Eles são conhecidos por sua beleza (homens e mulheres), vestuário elaborado e cerimónias culturais ricas.

O Wodaabe falar a língua Fula e não use uma linguagem escrita.  Na língua Fula, woɗa significa “tabu”, e Woɗaaɓe significa “povo do tabu”. “Wodaabe” é um anglicização de Woɗaaɓe.  Isso às vezes é traduzido como “aqueles que respeitam tabus”, uma referência ao isolamento Wodaabe de cultura Fulbe mais ampla, e sua alegação de que eles mantêm tradições “mais velhos” do que seus vizinhos Fulbe. Em contraste, outro Fulbe, bem como outros grupos étnicos, por vezes, referem-se ao Wodaabe como “Bororo”, um nome às vezes pejorativo,  traduzida em Inglês como “gado Fulani”, e que significa “os que habitam em acampamentos de gado”.  Por volta do século 17, os fulas toda a África Ocidental estavam entre os primeiros grupos étnicos a abraçar o Islã, eram muitas vezes líderes dessas forças que se espalhou o Islã, e tem sido tradicionalmente orgulhoso da vida urbana, letrado, e piedoso com o qual este tem sido relacionado. Ambos Wodaabe e outros Fulbe ver no Wodaabe os ecos de uma maneira pastoralist anterior da vida, da qual o Wodaabe são orgulhosos e de que Fulbe urbana são, por vezes crítica. A cultura Wodaabe é uma das 186 culturas da amostra cross-cultural padrão utilizadas pelos antropólogos para comparar traços culturais.

A vida cotidiana

O Wodaabe manter rebanhos de longas-cornudo Zebu gado. A estação seca vai de outubro a maio. Sua viagem anual durante a estação chuvosa segue a chuva desde o sul até o norte.  Grupos de várias dezenas de parentes, tipicamente vários irmãos com suas esposas, crianças e idosos, viagens a pé, de burro ou de camelo, e ficar em cada pastejo local para um par de dias. Uma grande cama de madeira é o bem mais importante de cada família; quando camping é cercado por algumas telas. As mulheres também carregam cabaças como um símbolo de status. Estes cabaças são passadas através das gerações, e muitas vezes provocar rivalidade entre as mulheres. O Wodaabe vivem principalmente de leite e chão milho, bem como iogurte, chá doce e, ocasionalmente, a carne de cabra ou ovelha. Esta é uma raridade para eles como eles muitas vezes não têm animais suficientes de sobra para a carne.

Religião, a moral e os costumes

 

Wodaabe religião é, em grande parte, mas vagamente islâmica. Apesar de existirem diferentes graus de ortodoxia exibiu, mais aderir a, pelo menos, alguns dos requisitos básicos da religião.  o Islã se tornou uma religião de importância entre os povos Wodaabe durante o século 16, quando o estudioso al-Maghili pregou os ensinamentos de Maomé para a elite do norte da Nigéria. Al-Maghili foi responsável por converter as classes dominantes entre os Hausa, Fulani, e tuaregues povos na região.

O código de comportamento do Wodaabe enfatiza reserva e modéstia (semteende), paciência e fortaleza (munyal), cuidado e prudência (hakkilo), e da lealdade (amana). Eles também dão grande ênfase na beleza e charme.

Os pais não estão autorizados a falar diretamente com seus dois primeiros filhos nascidos, que, muitas vezes, ser cuidada por seus avós. Durante o dia, marido e mulher não pode dar as mãos ou falar de uma maneira pessoal com o outro.

Casamento

 

Os viajantes têm indicado que alguns grupos Wodaabe em Níger são sexualmente liberal; moças solteiras podem ter relações sexuais quando e com quem quiserem.

A prática Wodaabe poligamia. Casamentos ou são arranjados pelos pais quando o casal são crianças (chamados “koogal”), ou eles podem ser por causa do amor e da atração (chamado de “teegal”). Uma noiva fica com seu marido até que ela fica grávida depois que ela retorna para casa da mãe, onde ela permanecerá para os próximos três a quatro anos. Ela vai entregar o bebê em casa de sua mãe e, em seguida, ela se torna uma boofeydo, que literalmente significa “alguém que tenha cometido um erro.” Enquanto ela é boofeydo, ela não é permitido ter qualquer contato com seu marido, e ele não tem permissão para expressar qualquer interesse em ela ou o filho. Depois de dois ou três anos, ela tem permissão para visitar seu marido, mas ele ainda é um tabu que ela deve viver com ele ou trazer a criança com ela; isso se torna apenas permitida quando sua mãe conseguiu comprar todos os itens que são necessários para a sua casa.

Beleza ideal e Gerewol festival

No final da estação chuvosa, em setembro, clãs Wodaabe reúnem-se em vários locais tradicionais antes do início da sua estação seca transumância a migração. O mais conhecido deles é o In-Gall ‘s cura Salée mercado de sal e Tuareg festival sazonal. Aqui os jovens Wodaabe, com composição elaborada, penas e outros adornos, execute o Yaake: danças e músicas para impressionar as mulheres casadoiras. A beleza masculina ideal do Wodaabe salienta estatura, olhos e dentes brancos; os homens, muitas vezes, reviram os olhos e mostrar os dentes para enfatizar essas características. Clãs Wodaabe, em seguida, juntar-se para o restante da semana longa Gerewol:. Uma série de permutas sobre casamento e concursos onde a beleza e as habilidades dos rapazes são julgados por mulheres jovens.

17 comentários

Deixar mensagem para VIVIMETALIUN Cancelar resposta