Os 10 maiores povos indígenas do Brasil

https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/_/rsrc/1437799988789/news/59-quaissaoospovosindigenasmaisnumerososdobrasil/indios-funai-xingu.jpg

O Brasil está repleto de índios que ainda vivem segundo a cultura de seus povos. Muitas tribos ainda moram em ocas, sem o uso de qualquer tecnologia que estamos acostumados a ter, e tiram da natureza tudo o que precisam para seu sustento e sobrevivência, desde comida, roupas e objetos, até instrumentos de caça e de diversão. Nós selecionamos os 10 povos indígenas com maior população em nosso país.

1. Ticuna

Essa tribo tem 35.000 índios aproximadamente no país e habita, atualmente, a fronteira entre o Peru e o Brasil. De acordo com a história oral relatada pelos próprios ticunas, eles eram índios que habitavam a terra firme e as cabeceiras dos igarapés. Viviam em constante guerra com outras tribos e aldeias ticunas. Os primeiros contatos com os não índios datam do final do século XVII, quando jesuítas espanhóis vindos do Peru, liderados pelo padre Samuel Fritz, começaram a fundar diversos aldeamentos ao longo do rio Solimões, aldeamentos estes que correspondem aos atuais municípios de São Paulo de Olivença, Amaturá, Fonte Boa e Tefé.

2. Guarani

Com cerca de 30.000 índios, os guaranis são uma das etnias mais documentadas de todos os tempos e uma das mais representativas etnias indígenas das Américas. Seus territórios tradicionais ocupam uma ampla região da América do Sul que abrange Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. São chamados povos (no plural) pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos e cada um possui especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando assim sua forma de ser guarani das demais.

3. Caingangue

https://i0.wp.com/horizontegeografico.com.br/arquivos/imagem_2344.jpg

Os caingangues são um povo indígena do Brasil meridional. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais (Araucaria brasiliensis). Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o rio Tietê (São Paulo) e o rio Ijuí (norte do Rio Grande do Sul). Atualmente, os caingangues ocupam cerca de trinta áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados meridionais brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 25.000 pessoas.

4. Macuxi

Totalizam cerca de 20.000 índios e ocupam uma vasta área indígena (1 milhão e 678 mil hectares) no Norte da Amazônia e do Estado de Roraima, bem próximo a fronteira com a Guiana. Estão distribuídos por várias comunidades, há muito sedentárias e familiarizadas nos contatos com os brancos, que se dedicam à agricultura e à criação de gado. Habitantes de uma região de fronteira, os macuxi vêm enfrentando, pelo menos desde o século XVIII, situações adversas em razão da ocupação não indígena na região – primeiramente por aldeamentos e migrações forçadas, depois pelo avanço de frentes extrativistas e pecuaristas e, mais recentemente, pela presença de garimpeiros e a proliferação de grileiros em suas terras.

5. Terenahttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/%C3%8Dndia_da_etnia_Terena.jpg

Os terenas são um grupo indígena brasileiro, composto por cerca de 16.000 índios e que possuem a cultura do plantio e apresentam um grande grau de integração com a sociedade circundante. Vivem principalmente no estado de Mato Grosso do Sul (Áreas Indígenas Aldeinha, Buriti, Dourados, Lalima, Limão Verde, Nioaque, Pilade Rebuá, Taunay/Ipegue e Terras Indígenas Água Limpa e Cachoeirinha, a oeste da Reserva Indígena Kadiwéu, na Área Indígena Umutina e a leste do rio Miranda). Podem ser encontrados também no interior do estado brasileiro de São Paulo (Áreas Indígenas Araribá e Icatu). Além disso, situam-se ainda na margem esquerda do alto rio Paraguai, em Mato Grosso e no norte deste estado.

6. Guajajara

Os guajajaras (também conhecidos como teneteara ou tenetehára) habitam onze terras indígenas na margem oriental da Amazonia, todas situadas no Maranhão e sua população chega a aproximadamente 14.000 índios. Sua história de mais de 380 anos de contato foi marcada tanto por aproximações com os brancos como por recusas totais, submissões, revoltas e grandes tragédias. A revolta de 1901 contra os missionários capuchinhos teve como resposta a última “guerra contra os índios” na história do Brasil. Foram também conhecidos por muitos povos brasileiros como os “cuia de aço” por fazerem ferramentas excelentes para o trabalho.

7. Xavante

https://maraiwatsede.files.wordpress.com/2012/05/mat-03_carlos-garcc3ada-paret.jpg

Os xavante são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso. Atualmente, sua população é composta por 12.000 pessoas e está crescendo. Se autodenominam A’wê Uptabi, que quer dizer “gente verdadeira”. Pintam-se com jenipapo, carvão e urucum, tiram as sobrancelhas e os cílios, usam cordinhas nos pulsos e pernas e a gravata cerimonial de algodão. O corte de cabelo e os adornos e pinturas são marcadores de diferença dos xavantes em relação aos outros, transmitida através dos cantos pelos ancestrais e partilhados com todo o povo da aldeia.

8. Ianomâmi

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2015/09/b78f5-dksalc3a7.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Eduardo_Jun_1999_1.jpg

Os Ianomâmis são índios que habitam o Brasil e a Venezuela. No Brasil são cerca de 12.000 índios e as aldeias ianomâmis ocupam a grande região montanhosa da fronteira com a Venezuela, numa área contínua de 9.419.108 hectares. Uma grande invasão garimpeira do território ianomâmi se deu no período de 1987 a 1992 em que estima-se a ocorrência de 1.500 mortes entre aquela população indígena. A Terra indígena ianomâmi foi homologada pelo presidente Fernando Collor em 25 de maio de 1992.

9. Pataxó

https://i0.wp.com/musicaemtrancoso.org.br/wp-content/uploads/2015/09/pataxo1.jpg

https://i0.wp.com/www.cimi.org.br/pub/Bahia/Brasilia/video-frame-07.jpg

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2015/09/73763-anivers25c325a1riojaqueirakarkaju12528772529.jpg

https://i0.wp.com/www.caraiva.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Caraiva-55-e1473366343485.jpg

Os pataxós são um povo indígena com cerca 9.700 pessoas e são índios tipicos da América do Sul. Apesar de se expressarem na língua portuguesa, alguns grupos conservam seu idioma original, ensinando-o aos mais novos. Em 1990, os pataxós eram aproximadamente 1600. Vivem em sua maioria na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, ao sul do município de Porto Seguro, a menos de um quilômetro da costa, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbáu. O território entre estes dois rios, o mar a leste e o Monte Pascoal a Oeste é reconhecido pelos Pataxó como suas terras tradicionais. Abrangem uma área de 20.000 hectares.

10. Potiguarahttps://i0.wp.com/www.portal25horas.com.br/wp-content/uploads/dia_do_indio_aldeia_sao_francisco_foto_kleide_teixeira_11.jpg

https://i0.wp.com/brejo.com/wp-content/uploads/2011/04/indios-potiguaras.jpg

Os potiguaras (“comedores de caramão”) são um grupo indígena que habitavam o litoral do estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, quando os portugueses e outros povos europeus chegaram ao Brasil e hoje somam cerca de 7.700 índios. Nos dias atuais estes habitam o norte do estado brasileiro da Paraíba, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação (na Terra Indígena Potiguara, Terra Indígena Jacaré de São Domingos e Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor) e no Ceará, nos municípios de Crateús (na Terra Indígena Monte Nebo); Monsenhor Tabosa e Tamboril (Terra Indígena Potigatapuia (Mundo Novo e Viração ou Serra das Matas). Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão.via

Fotos  google imagens: Fonte via wikipedia

6 comentários

  1. Pingback: Os 10 maiores povos indígenas do Brasil – Existe Guarani em São Paulo

Deixe um comentário