Série fotográfica retrata de perto ursos polares nadando

Paul Souders é um fotógrafo norte-americano que ganhou recentemente um prêmio no prestigiado concurso Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano), na categoria “Animais em seus Habitats”. A foto vencedora mostra um urso polar submerso na água, em meio a blocos de gelo. Mas o melhor é que o portfólio de Souders não fica por aqui.

Souders quis mais do que simplesmente avistar ursos polares à distância e clicá-los. Ele quis chegar perto, captar-lhes as expressões. E, depois de uma longa jornada, conseguiu. Com um equipamento pesado, ele esperou entre 12 a 14 horas por dia tentando distinguir o branco dos ursos no meio do branco glaciar, em Hudson Bay, Canadá.

Um trabalho exaustivo (ainda pra mais sem recursos que poderiam ajudar, como um helicóptero) que acabou dando um belo resultado, especialmente quando ele finalmente cruzou com um urso polar fêmea, que mergulhou por baixo de um bloco de gelo, deixando depois a cabeça de fora e permitindo cliques impressionantes. O fotógrafo recorda: “eu pensei que poderia ter uma chance muito legal quando ela enfiou a cabeça para cima a menos de três metros da câmera”.

Uma semana depois, em uma viagem de trem, Souders teve tempo pra olhar seus arquivos digitais e, quando deu conta do que tinha clicado, ficou de queixo caído. “Eu rapidamente virei o cara louco que corre ao redor mostrando suas fotos das férias para todos no trem”, disse Souders.

Veja os motivos pra euforia:

PolarBears1

Acima, a foto vencedora do Wildlife Photographer of the Year.

PolarBears2

PolarBears3

PolarBears4

PolarBears5

PolarBears6

PolarBears7

PolarBears8

PolarBears9

PolarBears10

PolarBears11

PolarBears12

todas as fotos © Paul Souders

2 comentários

Deixe um comentário