PussyRiot está abrindo um museu só para mulheres no Leste Europeu

 
As mostras de trabalhos femininos ainda são escassas no mundo da arte. No museu Guggenheim, em Nova York, elas ocupam apenas 14% do calendário anual, enquanto no Tate Modern, em Londres, são apenas 25% e no Pompidou, em Paris, este número não passa de 16%. Porém, essa perspectiva pode estar prestes a mudar. É o que indica um depoimento da Pussy Riot Maria Alyokhina.

Conhecido por seu ativismo, Pussy Riot é uma banda de punk rock que também se identifica como um grupo de protesto feminista. O novo plano de suas integrantes é simples: criar um museu feito “por, para e sobre mulheres“. Segundo conta Maria Alyokhina, o espaço deverá se chamar New Balkan Women’s Museum e será localizado em Montenegro, no Leste Europeu.

pussy riot

Para que a ideia se torne realidade, o grupo está trabalhando em conjunto com a galerista Marat Guelman. A ideia inicial é de que todas as artistas, curadoras e administradoras do espaço sejam mulheres, mas homens também deverão poder visitar o local. A iniciativa ainda não tem data para lançamento, mas a expectativa é de que a existência de um museu só para mulheres influencie no calendário de outros museus, incentivando mais igualdade de gênero no mundo artístico.

Pussy-riot

Fotos: Игорь Мухин e Pussy Riots, divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s