O gelo do Lago Baikal, na Sibéria, é diferente de tudo o que você já viu

Já pensou em dirigir sobre um lago de gelo? A ideia parece extremamente perigosa, mas não soa tão diferente para quem vive próximo ao Lago Baikal, na Sibéria. Considerado como o mais profundo lago de água doce e o maior em volume do mundo, ele contém cerca de 20% da superfície de água doce do planeta. Mas é quando essa água congela que o lago mostra sua verdadeira beleza.

Ele permanece coberto de gelo durante quase cinco meses ao ano. É por volta de janeiro que o lago começa a congelar, pouco após o início do inverno na região – e esse gelo demora em média cinco meses para derreter, o que faz com que a paisagem tenha um aspecto único. As formações de gelo têm uma espessura média de 1 metro, podendo chegar a até dois metros em alguns pontos: é por isso que carros e caminhões podem passar por ali sem grandes complicações.

Um congelamento irregular das águas também ocasiona o aparecimento de montículos de gelo, que parecem saídos da superfície e brilham à luz do sol como se fossem pedras preciosas. Incrivelmente, esses montículos podem chegar a ter uma altura de até 12 metros.

Com cerca de 25 milhões de anos, o Lago Baikal já é considerado como um dos mais antigos do mundo e fica localizado na região sul da Sibéria. Ele foi decretado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1996. Dá uma olhada no que você encontra por lá:

lago4

Fotos © Alexey Trofimov

lago11

Fotos © Alex Cheban

Deixe um comentário