5 roteiros incríveis para fazer de carro pelo Brasil

Na hora de escolher como viajar, há quem opte por diferentes modelos de transporte. Os adeptos do carro costumam advogar em prol da liberdade e facilidade de adaptação do roteiro – e estão mais do que certos quanto a esses pontos. E quem é fã de uma viagem com o pé no acelerador não pode perder estes cinco roteiros fascinantes que separamos pelo Brasil. Confere só:

1. Estrada Real

É formada por caminhos históricos que datam do século 17 e foram criados visando transportar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até Paraty e ao Rio de Janeiro. O trajeto tem mais de 1,6 mil quilômetros que valem a pena ser percorridos – mas, caso prefira um trajeto mais curto, é possível optar por percorrer apenas os 515 quilômetros do chamado Caminho Novo que, como o próprio nome diz, é a parte mais nova. No caminho, prepare-se para encontrar túneis, chafarizes e fazendas que irão transportar você para o século 18.

Como fazer: saindo de Ouro Preto rumo ao Rio de Janeiro, passa por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis.

https://i0.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/01/estrada1.jpg

Foto: Tharcio Oliveira.

2. Serra Gaúcha

Um roteiro ideal para o inverno, em que será possível aproveitar o clima frio do sul do país para conhecer um pouco das belezas da serra gaúcha. Vale a pena passar pela rota do vinho, onde é possível experimentar algumas das bebidas produzidas na região e há também diversos locais dedicados ao ecoturismo pelo caminho.

Como fazer: saindo de Porto Alegre, não deixe de passar por cidades como Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

https://i0.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/01/estrada2.jpg

Foto via

3. Transpantaneira (MT-060)

Nessa viagem de 145 quilômetros, o ideal é usar um veículo 4×4, já que se trata de um safári em meio ao pântano. O trajeto deve ser feito durante o dia e é recomendado apenas para os mais aventureiros. O melhor é conhecer a região na época da seca, entre os meses de junho e outubro. Um dos pontos interessante do trajeto é aproveitar para conhecer as suas 125 pontes de madeira que estão localizadas sobre rios e áreas alagáveis – o que faz com que seja a estrada com mais pontes em todo o muno.

Como fazer: saindo de Poconé, a 102 quilômetros de Cuiabá, em direção a Porto Jofre.

https://i0.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/01/estrada3.jpg

Foto via

4. Nordeste

Uma viagem de 1.682 quilômetros por todo o litoral nordestino é o sonho de qualquer viajante. No caminho, será a oportunidade para conhecer um pouquinho destas praias que estão entre as mais lindas do mundo. As paisagens são de tirar o fôlego e farão com que a viagem pareça bem menor do que realmente é.

Como fazer: saindo de Fortaleza, passe por Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju até chegar a Salvador.

https://i0.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/01/estrada4.jpg

Foto via

5. Rio-Santos

Um daqueles passeios que precisa ser feito ao menos uma vez na vida. Afinal, está é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil e vai permitir que você curta a paisagem única da Serra do Mar, passando por praias belíssimas no caminho.

Como fazer: Saindo de Santos, passe por São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Paraty até chegar a Angra dos Reis.

https://i0.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/01/estrada5.jpg

Foto © Rodrigo de Melo

4 comentários

Deixe um comentário