Presidiários em Minas Gerais produzem até 400 caixas de legumes por mês

 

Detentos do presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, em MG, conseguem produzir até 400 caixas de legumes por mês – e tudo isso acontece em uma horta, onde é possível cultivar plantas medicinais e aromáticas, como rúcula, couve, espinafre, repolho, cebolinha e hortaliças.  

O mais legal de tudo é que essa produção vem das mãos de apenas 25 pessoas. Essa produtividade envolve desde a mistura de captação de águas pluviais (que vem da chuva) até técnicas próprias de cultivo.  

O trabalho é um projeto de ressocialização da Diretoria da Subsecretaria de Admnistração Prisional (Suapi) do Estado mineiro, que alega ter derrubado o índice de reincidência criminal para apenas 1% entre os envolvidos. A horta cultivada no presídio é mais um dos vários projetos de reintegração desenvolvidos no local.

Toda a plantação colhida é vendida para a empresa que fornece refeições para o presídio que comporta 940 vagas, mas está com 2100 presos.

Visita ao Presídio Jacy de Assis em Uberlândia. Presos trabalham em horta que utiliza água de captação das chuvas e cuja produção é vendida para empresa que fornece alimentação ao presídio. Presas trabalham na confecção de uniformes que são enviados para outros presídios. Personagem: Juiz de Execuções criminais, Lourenço Migliorini Ribeiro. Data: 11-06-15 Local: Uberlândia Foto: Omar Freire/Imprensa MG

Todas as fotos: Reprodução