Que tal dar um pulo na Suécia para conhecer a árvore mais antiga do planeta?

Encontrar uma árvore no meio de um longo caminho pode ser um verdadeiro milagre para quem almeja por um pouco de sombra e água fresca. Na Suécia, a surpresa seria se deparar com a árvore mais antiga do mundo, que tem 9.550 anos de idade. A anciã Old Tjikko, na província de Dalarna, foi descoberta apenas em 2004 por um grupo de pesquisadores que deu a ela tal título. Antes tarde do que nunca.

O processo para saber o quão antiga era foi até diferente das demais. O grupo liderado por Leif Kullman, do departamento de meio ambiente e ecologia da Universidade de Umea, fez estimativas a partir de material orgânico coletado de sua raíz ao invés de contar os anéis em seu tronco. Conhecida como “Árvore de Natal”, a Picea abis tem a capacidade de manter sua raíz firme e forte mesmo após a morte do caule, que é capaz de viver uns 600 anos, fazendo com que ela se regenere inúmeras vezes. 

Com quatro metros de altura, a árvore está  a 910 metros de altitude num condado histórico próximo a Noruega. A província atrai suecos durante as férias de verão, que descansam no meio da natureza em casas encantadoras com lagos ao lado e participam de bailes tradicionais. A Old Tjikko desbancou o título do pinheiro Bristleone, da Califórnia, que tem 5 mil anos.

old-tjikko2

2120723069_7087368447_o

Foto © i.prinke

old-tjikko3

Foto via

OLYMPUS DIGITAL CAMERA 

dalarna

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s