Smeagol é descoberto no Brasil

opilao - smeagol brasileiro

Nomeado em homenagem ao personagem de “Senhor dos Anéis”, Smeagol, uma nova espécie de opilão (animal aracnídeo) sem olhos foi encontrada engatinhando em uma caverna úmida no sudeste do Brasil. Eles nunca saem de sua casa subterrânea, o que torna esta uma descoberta preciosa para todos os envolvidos.

A espécie é altamente modificada em comparação com seus semelhantes. A pesquisa que levou a sua descoberta foi feita pela equipe do Dr. Ricardo Pinto-da-Rocha, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, juntamente com a Dra. Maria Elina Bichuette e Rafael Fonseca-Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Poucos, mas preciosos

Embora existam habitantes das cavernas que podem sobreviver facilmente acima do solo e até mesmo regularmente saem para se alimentar ou matar, há alguns, tais como os integrantes desta nova espécie de opilão, a Iandumoema smeagol, que absolutamente NUNCA deixam seus habitats subterrâneos. Como uma adaptação, a nova espécie não tem olhos e tem uma quantidade reduzida de pigmentação, através da qual mostra cores amareladas pálidos.

Os 14 adultos e jovens indivíduos da espécie que foram observados pelos pesquisadores demonstraram um comportamento de ficar sempre perto da água, e mais frequentemente preferir as paredes das cavernas molhadas. Enquanto os jovens pareceram bastante ativos, os adultos mostraram um comportamento mais sedentário.

opilao - smeagol brasileiro habitat

Outra característica marcante é que a nova espécie foi encontrada em uma caverna com depósitos de matéria orgânica ou manchas. Em uma ocasião, a equipe também observou que um dos animais estava se alimentando de carcaças de invertebrados.

Em conclusão, os autores destacam que estudos adicionais sobre a biologia populacional da espécie são urgentes para traçarmos uma estratégia de conservação adequada. Isso é importante porque o habitat destes animais poderá, muito provavelmente, sofrer as consequências do desmatamento que afeta as imediações da caverna.[phys]

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s