A pequena mas muito disputada ilha no lago Vitória, na África

Ela é bem pequena, talvez minúscula, cercada por um mar bem azul e rico em peixes, que devem representar um volume maior do que os 131 habitantes. Para quem olha de longe, acha que a ilha Migingo, no Lago Vitória – África Oriental – não vale nada, mas o espaço tem sido motivo de briga constante entre dois países vizinhos: Quênia e Uganda. Cada um faz suas devidas reclamações sobre posse de território, alegando que a ilha pertence ao seu lado. A tensão se espalha pelos pescadores, que precisam dar um jeito de dividir o espaço, garantir seus direitos e sua renda no final do mês.

Toda essa disputa começou em 2009, quando piratas começaram a saquear os bens locais, como dinheiro, motores de barco e, claro, os peixes Perca – maior protagonista da tensão toda, já que os mesmos provêm do rio Nilo, e são muito valiosos na região. De acordo com o mapa, a ilha é minimamente parte da fronteira com o Quênia, enquanto dentro de aproximados 500 metros da ilha estão as águas de Uganda. Ainda assim, a polícia exige que quenianos tenham licença para pescar no local e acompanha de perto a situação.

Depois de chegarem a um acordo, foi permitida a pesca por parte dos quenianos enquanto as autoridades de Uganda podem ter acesso aos alimentos e suprimentos médicos dos novos amigos. Ainda para gerir os possíveis conflitos, foi criada uma unidade de gestão neutra, que faz parte da infraestrutura da ilha de 2 mil metros quadrados, contando com cabanas, cinco bares, um salão de beleza, uma farmácia, bem como vários hotéis e numerosos bordéis. Depois da paz se estabelecer, Migingo tem se tornado um próspero centro comercial.

migingo14

https://i1.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2014/09/migingo17.jpg

migingo16

migingo10

migingo7

migingo4

migingo9

migingo

migingo12

migingo11

migingo13

migingo3

migingo6

https://i1.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2014/09/migingo17.jpg

migingo8

migingo2

migingo15

Todas as fotos © Andrew Mcleish

Anúncios

3 comentários

  1. Olá, a princípio, quero te dar boas-vindas ao portal moda e arte. Sinta-se em casa e fique a vontade. Adorei seu espaço, super humano, natural e tudo a ver com o belo da natureza. Você é uma amante do homem, dos animais e da natureza. Parabéns. O mundo precisa mesmo de pessoas que explorem com amor o que devemos proteger e olhar com mais atenção e respeito. Sempre que puder estarei visitando sua página com carinho pra ficar informado desses fatos. Sucesso. Mais uma vez parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: A pequena mas muito disputada ilha no lago Vitória, na África | nz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s