Swamphen Australasian:Conhecido como o pukeko

https://i0.wp.com/cdn.birdseye.photo/media/resized/large/001796-909-20151210175816.jpg

Swamphen Australasian (Porphyrio melanotus) é uma espécie de swamphen ocorrendo no leste da Indonésia , as Molucas , Aru e Ilhas Kai , assim como em Papua Nova Guiné e Austrália . Também é encontrada em Nova Zelândia , onde é conhecido como o pukeko, derivado da língua MĿori . O swamphen Australasian anteriormente era considerado uma subespécie do caimão-comum .

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Purple_Swamp_Hen_Wollongong.jpg

A população da Nova Zelândia (juntamente com swamphens verde-amarelas na Tasmânia) são, possivelmente, um pouco maior do que os pássaros australianos do continente, mas são idênticas. Quando ameaçado, muitas vezes eles vão se afastar do perigo, em vez de voar. Quando voam, as descolagens e aterragens são desajeitados, e as distâncias de vôo curto são preferidos.

https://i0.wp.com/www.texaspeafowl.com/DSC0665.JPG

Swamphens Australásia são considerados os ancestrais de várias espécies insulares, incluindo a extinta swamphen Lord Howe e duas espécies de takahe na Nova Zelândia .  Em ilhas onde as espécies estreitamente relacionadas foram extintos ou diminuído devido à humana interferências, como a Nova Zelândia ou New Caledonia, esta espécie se estabeleceu há relativamente pouco tempo.

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2016/02/ae9e5-swamphen.jpg

Eles vivem em grupos de 3-12 indivíduos e são conhecidos por agrupar e gritar bem alto para defender ninhos com sucesso durante os ataques por harriers Australásia . Quando mal sucedido em predadores repelir, eles podem abandonar os seus locais de nidificação. A recente chegada à Nova Zelândia, eles têm prosperado em um ambiente que agora contém predadores introduzidos tais como gatos , roedores e mustelídeos (Brunin e Jamieson, 1995).

Na cultura polinésia

A cor vermelha foi associada com nobreza e poder pelos Maori na Nova Zelândia, assim que a ave era tido em alta estima e mantido como um animal de estimação, principalmente por causa de seu bico vermelho e as pernas.  Em Samoa , onde é chamado de “Manuali ‘ i “(literalmente,” pássaro principalmente “). O vermelho era a cor premiado da aristocracia polinésia e enquanto as aves com plumagem vermelha (como o tropicbird de cauda vermelha , alguns honeycreepers havaianas como o ‘i’iwi ‘ e marrom papagaio brilhando ) foram altamente valorizada, o swamphen era único em derivar seu prestígio não de plumagem, mas de sua face avermelhada, bico e pernas.

https://farm6.staticflickr.com/5795/20993287870_9486ef956d_b.jpg

Na velha Samoa apenas chefes poderia manter tais aves como animais de estimação, e marinheiros europeus adiantados notado swamphens amarrados e / ou enjaulados tratados pelos chefes samoanos como animais de estimação domesticados. Alguns samoanos também considerou a swamphen ser a encarnação de um demônio malicioso, agressivo chamado Vave (Corey & Shirley Muse, “Os Pássaros e Birdlore de Samoa”, 1982). Não há tradição de swamphens sendo tomado como jogo de esporte ou de alimentos de aves, exceto, talvez, em tempos de necessidade.

https://i0.wp.com/bestwildlifephotos.net/wp-content/uploads/2014/07/AFRICAN-PURPLE-SWAMPHEN-2994-1024x682.jpg

Maori metáfora

Pukeko são conhecidos por sua intrigante ousado e determinação. Em tempos passados, eles invadiram jardins para Kumara (batata doce) e taro. Uma pessoa teimosa, chata foi comparada metaforicamente para o pássaro, e foi dito ter ouvidos Pukeko (taringa Pakura).  Eles são conhecidos por roubar ovos do outro e isso é uma indicação de seu caráter.

https://cdn.birdingbuddies.com/media/images/large/web/32004_secondary_image3.jpg

Mitologia maori

Na Nova Zelândia, o pukeko é mencionado no mito Maori ‘Como o Kiwi perdeu suas asas’ em que várias aves da floresta são convidados a descer das árvores para comer os insetos na terra e salvar a floresta, mas todos dão desculpas, exceto o kiwi que está disposto a desistir de suas cores e a capacidade de voar. A desculpa do Pukeko é que ele parece muito úmido lá em baixo, e ele não deseja obter seus pés molhados. O Pukeko é punido por sua relutância e disse que ele agora deve viver para sempre nos pântanos.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/44/Porphyrio_porphyrio_-Waikawa,_Marlborough,_New_Zealand-8.jpg

Segundo um relato, o pukeko é a semente de Punga (o antepassado de tubarões e répteis – inimigos do povo), mas foi reivindicada pela relativa (e alto-chefe) Tawhaki . Tawhaki cortou-se ao corte de madeira e assim por rebocam testa do pukeko com seu próprio sangue para indicar seu vínculo. Assim, o pukeko travesso recebe o seu personagem de Punga e seu distintivo nobre de Tawhaki

https://i0.wp.com/carolinabirds.org/People/AdamCraigLG/Swamphen,_Purple_CraigAdam.jpg

Caça hoje contra a conservação

Na Nova Zelândia, eles são protegidos como gamebirds nativas, o que significa que podem ser caçadas apenas sob licença (de peixes e do jogo ), durante a temporada de caça pato. Às vezes, há uma temporada estendida na costa oeste da Ilha do Sul. Eles geralmente não são caçados para comida e mais não são recolhidos após a sessão de caça. Eles foram, por vezes, comido por Maori, mas foram considerados pobres comida,  sendo vigoroso e resistente. Em um relato escrito dada mais de 100 anos atrás, Maori foram descritos como trapping Pukeko (perto do lago Taupo ). Eles iriam escolher um local adequado, onde Pukeko eram conhecidos para se alimentar, e dirigir uma série de estacas no solo.

https://i0.wp.com/www.birdsinbackyards.net/sites/www.birdsinbackyards.net/files/factsheets/images/hero/IMG_4366.jpg

Estas participações foram conectados por uma corda de linho fino. Nooses do tipo cabelo (feita a partir de árvore de repolho fibra) foram, então, pendia na altura apropriada, a partir da cadeia de linho, para pegar Pukeko como eles alimentados após o anoitecer, nas condições de pouca luz.  Na Nova Zelândia e Austrália populações têm se expandido devido à criação de novos lagos e lagoas artificiais. As subespécies endémicas para Palau tem sido considerada em perigo, bem como,apesar de uma pesquisa de 2005 descobriu que as subespécies, enquanto potencialmente ameaçadas, é pelo menos agora ainda comum.

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2016/02/dc1bc-purpleswamphen2watermark.jpg

Comportamento Roadside

As aves são muitas vezes vistos isoladamente, ou em grupos de dois para três, em busca de alimento ao lado auto-estradas ou valas de beira de estrada, e coleta de grão. Um estudo mostrou que a cor do grão preferida é vermelho (seguido de amarelo e azul, por último), apesar de grão vermelho é menos comum. Roadkill é uma causa de mortalidade.

https://i0.wp.com/lh3.ggpht.com/_OV9QICon5o4/S_ZzpNtQJsI/AAAAAAAAG6g/CQBcQquZs9M/s1600/IMG_8857_lr.jpg

via

3 comentários

  1. Pingback: Takahe | VIVIMETALIUN

Deixe um comentário