Acervo reúne mais de 300GB de canções de Jazz para ouvir e baixar de graça

A facilidade de arquivar e disseminar conteúdo que a internet nos oferece, aliada às paixões que as pessoas cultivam e cuidam ao longo da vida pode nos oferecer verdadeiros tesouros escondidos. É o caso do professor do ensino médio David W. Niven, que desde sempre foi um fiel amante do Jazz.

Mais do que isso: ao longo de muitos anos David colecionou registros de apresentações ao vivo das maiores lendas do gênero, catalogadas em mais de 650 fitas-cassete. E esse catálogo agora está disponível aos nossos ouvidos, para streaming e download.

São mais de 1000 horas de gravação em 360GB de áudio, reunindo grandes gênios do jazz como Duke Ellington, Charlie Parker, Thelonious Monk, Chat Baker, Frank Sinatra, Django Reindhart, Billie Holiday e muitos outros (muitos outros mesmo!). Cada fita foi perfeitamente catalogada à mão por David, trazendo o setlist dos shows, a data, o local e outras informações. O acervo percorre o período de 1921 até 1991. A coleção está hospedada no site Archive.org, e basta acessa-la para o deleite começar.

JAZZ5

O acesso irrestrito que a internet nos oferece hoje pode fazer tal dedicação parecer despropositada e anacrônica, mas o fato é que a internet sem a paixão humana é só um veículo vazio – que bom que o que ela nos traz de melhor é justamente a possibilidade de acessar conhecimentos diversos, e passear um pouco pelas vidas não só dos gênios, mas também daqueles que souberam apreciar e cuidar de tesouros verdadeiramente valiosos.

  JAZZ1

Imagens: divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s