A história do morador de rua que quer dar uma vida digna ao elefante que garantiu seu sustento por anos

A controversa história de amor entre Wok, um morador de rua de Bangkok, Tailândia, e seu elefante Nong Mai deu origem ao filme When Elephants Were Young (Quando os Elefantes Eram Jovens), dirigido por Patricia Sims e narrado por William Shatner, que mostra a cruel realidade que por muitas vezes vivem estes animais.

O filme conta a vida de uma jovem dupla formada por um homem e um elefante e suas andanças pelas ruas de Bangkok, em meio ao “mercado dos elefantes”, os riscos que correm os animais, até chegar a oportunidade de libertá-los para a vida selvagem.

Em diversos lugares na Ásia, os elefantes são domados, o “suficiente” para que turistas possam passear montados neles, ou se apresentam em “shows”, que incluem performances altamente nocivas para a saúde dos animais, que são tirados ainda jovens de suas mães e submetidos ao espetáculo.

elefante1

Wok já fez parte desta indústria e hoje quer justiça no tratamento de animais selvagens. A Tailândia tem, felizmente, desenvolvido uma estratégia de reabastecimento da população de elefantes asiáticos. Desde 2002, a Elephant Reintroduction Foundation (Fundação de Reintrodução dos Elefantes) tem colocado elefantes ex-cativos de volta às florestas selvagens e protegidos de caçadores pelo Departamento Florestal. Até agora, 110 elefantes foram resgatados pelo programa.

elefante3

Patricia conta que o filme é resultado de um período de produção de cinco anos e que a equipe está ansiosa “em poder ser capaz de trazer alguma luz à complexidade da relação entre humanos e elefantes na Tailândia e também por retratar pontos críticos para a preservação dos elefantes asiáticos“.

elefante4

Todas as imagens: Reprodução YouTube
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s