O projeto desse parque urbano flutuante feito com resíduos plásticos é inspirador

 

 Segundo um estudo publicado pela revista Science, os resíduos plásticos seriam os responsáveis por 90% de todos os dejetos que estão poluindo as águas de rios e oceanos no mundo. E, considerando que a cada dia se produz mais materiais plásticos, já dá para perceber que é preciso encontrar uma solução para tudo isso. Em Roterdã, na Holanda, um projeto prevê usar os resíduos na construção de um parque de 150 metros quadrados.

A ideia foi proposta pela Fundação Recycled Island em conjunto com o escritório de arquitetura Whim. A implementação deverá evitar que os dejetos plásticos que passam pelo rio Nieuwe Maas cheguem ao mar. Para que isso seja possível, um sistema de coleta foi instalado na foz do rio e o plástico coletado foi enviado a estudantes da Universidade de Roterdã, para que eles criassem blocos flutuantes com o material reciclado.

Assim, formaram-se pequenas ilhas artificiais no rio onde era possível plantar árvores e arbustos. A parte inferior da construção também serviria para que peixes deixassem seus ovos, funcionando em harmonia com o ecossistema. O projeto recebeu o apoio do município de Roterdã para implementação de seu primeiro protótipo e agora, os idealizadores da proposta abriram uma campanha de financiamento coletivo para que qualquer pessoa possa ajudar a tornar essa ideia realidade.

parque8

Todas as fotos © Recycled Park

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s