Registros da vida do leão Cecil, ‘mártir’ da luta pela preservação da espécie, viram livro infantil

Todos lembram do leão Cecil, que foi morto ilegalmente por um dentista norte-americano no Zimbábue, após ser atraído para fora de um parque e abatido com flechadas e tiros pelo boçal ser humano. Ainda que a prática seja lamentavelmente comum na África, a criminosa morte de Cecil atraiu os olhares do mundo todo. Passado um ano, uma família decidiu voltar seu olhar não para a morte, mas para a vida de Cecil – e contar a história desse leão em um livro infantil.

CECIL2

Junto de suas duas filhas, Juliana e Isabella, o escritor Craig Hatkoff procurou os especialistas do Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, para saber mais esse leão tão especial. Junto do “biógrafo” de Cecil, o pesquisador Brent Stapelkamp – que cuidou de Cecil por nove anos – Hatkoff descobriu não só uma história incrível, como lindas imagens registradas por Brent do leão junto com seu grupo.

CECIL6

A história mais incrível descoberta foi a relação entre Cecil e Jericho, um outro leão macho que, no lugar de brigarem para ver quem seria o líder do grupo, resolveram trabalhar juntos, liderando os outros leões e leoas em parceria.

Cecil e Jericho

Cecil e Jericho

Após a morte de Cecil, os pesquisadores preocuparam-se com a hipótese de Jericho abandonar ou mesmo atacar o grupo, mas o que aconteceu foi justamente o contrário: ainda que não seja parente daqueles leões agora órfãos, Jericho segue liderando-os e cuidando do grupo, como que em memória de seu amigo Cecil.

CECIL4

CECIL8

Para Harkoff e suas filhas, a ideia é que o livro mantenha viva a história desse verdadeiro “Rei Leão” para, quem sabe, conscientizar gerações vindouras do absurdo que é a caça a esses animais majestosos.

CECIL7

CECIL3

CECIL1

© fotos: divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s