Documentário conta a história do Lampião, um jornal homossexual ‘subversivo’ nascido em plena ditadura

Muito antes da popularização de sites gays, o Brasil já tinha uma mídia aberta e ativista pronta para falar sobre o assunto sem papas na língua. Era o Lampião da Esquina, um jornal homossexual marginal que circulou entre os anos de 1978 e 1981, tendo sido lançado em plena ditadura militar brasileira.

De repente, no meio de um momento de repressão, surgia um jornalzinho dizendo pra todo mundo que os gays eram mortos ou injustamente processados no país. A proposta era exatamente essa: mostrar que a homossexualidade não estava restrita aos guetos e que a homofobia era bem mais grave do que poderia parecer.

Agora, o Lampião da Esquina acaba de ter sua história resgatada num documentário produzido pela Doctela e coproduzido pelo Canal Brasil, com direção de Lívia Perez. A produção está sendo exibida dentro da programação do festival É Tudo Verdade, nas salas de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde suas próximas exibições ocorrerão no dia 15 de abril, às 20h, no IMS, e no dia 16 de abril, às 18h, no Itaú Botafogo.

O trailer do documentário já dá vontade de assistir:

Quem não puder assistir à sessão, ainda terá a oportunidade de ver o filme através do Canal Brasil, onde deverá estar disponível em breve. Outra forma de saber mais sobre o jornal, é acessar suas edições online, que estão disponíveis gratuitamente aqui.

lampiao1

lampiao2

lampiao3

lampiao4

lampiao5

lampiao6

lampiao7

Todas as fotos: Reprodução Lampião

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s