Homem descobre mansão romana com 1,5 mil anos enterrada no seu jardim

É normal você estar brincando de cavar com a criançada da família na praia e encontrar algo escondido sobre a areia – geralmente um lixo esquecido por outros banhistas ou, no máximo, um brinquedo de outra criança. Porém, um pai foi mais sortudo em suas descobertas ao escavar o pátio da própria casa.

O designer de tapetes Luke Irwin estava arrumando os cabos elétricos em sua casa em Brixton Deverill, na Inglaterra, quando encontrou um pedacinho de um mosaico. Curioso, ele contatou alguns arqueólogos locais e descobriu que aquele pequeno azulejo fazia parte de uma vila romana construída entre os anos de 175 e 220.


Fotos © Historic England/Luke Irwin

Em pouco tempo começaram as escavações. Durante oito dias, foram encontradas conchas de ostras, um poço romano, um caixão infantil, moedas, jóias e artefatos de cerâmica, no que o órgão Historic England considerou como a descoberta mais significativa do gênero na última década.

Segundo o arqueólogo David Roberts disse ao Buzzfeed, o local teria um potencial incrível, graças ao ótimo estado de conservação em que a vila foi encontrada, não tendo sido danificada pela agricultura há mais de 1,5 mil anos. O vídeo abaixo mostra uma reconstrução do local feita a partir das descobertas realizadas na área:

LukeIrwin1

LukeIrwin

LukeIrwin3

LukeIrwin4

LukeIrwin5

LukeIrwin6

LukeIrwin7

Fotos © Luke Irwin

vila2

Fotos © Historic England

vila8

vila9

vila6

Fotos © PA

vila10

Foto: Reprodução Youtube

Deixe um comentário