Vídeo mostra maior coração do mundo já preservado

Cientistas do Museu Real de Ontario, no Canadá, revelaram recentemente como é o maior coração do mundo, pertencente as baleias-azuis.

(Foto: reprodução/YouTube)

Segundo informações dos cientistas, que divulgaram o material em um vídeo no YouTube, o coração pertencia a um animal com 23 metros de comprimento e 180 toneladas, que tinha todos os seus órgãos em tamanhos gigantescos. O animal dissecado foi encontrado morto em Newfoundland, no Canadá, e os cientistas precisaram de quatro pessoas para retirar o coração de sua cavidade torácica.

“Este é o primeiro coração de baleia-azul a ser anatomicamente preservado para exposição e estudo”, disse Jacqueline Miller, uma das pesquisadoras do museu, em um vídeo veiculado pela rede de televisão americana PBS.

O órgão possui 180 quilos, 1,5 metro de comprimento e, quando estava ativo, bombeava cerca de 60 galões de sangue (220 litros) por batimento cardíaco. Comparando ao órgão humano, o nosso coração tem, em média, 12 cm e pesa cerca de 340 gramas.

Segundo informações divulgadas pela equipe, o coração ficou congelado por um ano. Em julho, Miller e seus colegas começaram a tampar as artérias do coração com mil litros de formol, para preservar os restos mortais. O processo de preservação é concluído quando o coração é desidratado com acetona e enchido com silicone.

Veja abaixo o vídeo, em inglês, com as imagens da baleia-azul e de seu coração:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s