5 capitais brasileiras com comidas incríveis; e o que comer em cada uma delas

Uma cultura rica em diversidade como a nossa tem mil e uma vantagens. A mistura do Brasil com egito que deu certo tem a oferecer em um só país uma gama de cores, cheiros, sabores e zunidos que nem um outro lugar do mundo pode chegar perto. E a gastronomia é sem dúvida um dos principais trunfos! Saiba agora o que aproveitar em cada região.

De norte a sul o arroz de feijão está sempre na mesa. Mas as vezes ele é branco, as vezes é preto, ou ainda carioca… A mesma coisa com elementos chaves como o bolo, o pãozinho francês e cafezinho. Mas não se engane por laços territoriais! Cada capital brasileira tem sua peculiaridade de dar água na boca. Vem ver agora algumas delas:

1. São Paulo

Apesar de ser uma mistura de tudo, a capital econômica do Brasil já conquistou sua gastronomia – e o mundo. A pizza, por exemplo, é eleita melhor das melhores por experts internacionais. Bem como o pastel, o expresso e o lanche de mortadela. Mas além desses marcos gastronômicos, a cidade leva a fama porque é boa em tudo. E não é patriotismo de paulistano! A cidade tem o melhor japonês, chinês, coreano, italiano, árabe, argentino… Não dá para comparar. São Paulo tem sem dúvida a mais completa gastronomia do país!

pizza-margherita-feita-com-mucarela-de-leite-de-ovelha-1429911821292_956x500

Pizzeria Margherita 

2. Salvador

A comida baiana já é conhecida no mundo inteiro, mas é só pisar em Salvador que o cheiro do acarajé frito na hora faz a gente ficar de queixo caído! O ingrediente chave desta cozinha é o azeite de dendê que não pode faltar em nenhum prato baiano. Outras delícias que se faz com eles é a moqueca, o bobó e o vatapá.

O doce também não pode faltar! Você encontra um sabor único e irresistível em sobremesas como cocada, arroz-doce e mugunzá, provando que assim como o dendê é para o salgado, o coco é para o doce – e muitas vezes para o salgado! Como não amar?

acaraje

Acarajé da Dinha

3. Porto Alegre

Que gaúcho gosta de churrasco você sabe. Mas não se esqueça do arroz de carreteiro, tainha na taquara e claro, do vinho! O chimarrão também é bem típico, mas é mantido como uma prática. Nem sempre quem está de passagem adere para o dia a dia como os próprios sulistas. Como a região é fria, fica a dica para uma culinária perfeita para a época do ano!

fogo-de-chao

Fogo de Chão

4. Belém

Condimentada, colorida e cheirosa, a comida do Pará preserva traços da cultura indígena em suas composições bem como o uso de panelas de barro, peixe e raízes. A mandioca/macaxeira/aipim é curinga e é dela que se faz um dos salgados que mais circulam no Brasil, que é a tapioca.

Caruru com quiabo e camarão, pirarucu e açaí (com arroz, feijão e farofa) também não podem faltar no seu cardápio enquanto estiver por lá! Isso sem falar em pratos marcantes como o tacacá e a maniçoba.

foto-galeria-materia-620-yo

Point do Açaí

5. Florianópolis 

Ostras, lagosta e frutos do mar em geral são especialidade por aqui, pois a vida marinha que nasce na costa encontra as condições perfeitas para se desenvolver. Além disso a cultura alemã aqui também é muito forte – principalmente em Blumenal! Chucrute, repolho, salsicha e maçã não podem faltar. Bem como uma deliciosa cerveja!

ostradamus

Ostradamus

5 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s