Macrofotografia revela o mundo mágico dos sapos

Ainda que muita gente tenha medo, nojo e que eles sejam personagens em várias histórias de bruxa, a macrofotógrafa Wil Mijer é apaixonada por sapos. Ela não está em busca de um príncipe encantado enfeitiçado, mas ainda assim a talentosa holandesa diz que a natureza e esses anfíbios têm um lugar especial em seu coração.

Mijer usa sua arte para retratar a beleza deste universo incompreendido. Seu mundo vividamente colorido de rãs em cima de belas plantas tropicais parece quase um conto de fadas. “Eu sou muito pequena e tudo no meu trabalho também é pequeno”, conta. “Eu gosto de fazer fotografia macro e tento fazer um pequeno sonho em cada imagem”.

Por mais desprezadas que sejam pela cultura popular, as rãs são criaturas verdadeiramente extraordinárias. São altamente adaptáveis, ou seja, habitam qualquer lugar que tenha água, podendo ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Desertos, montanhas, florestas e selvas – vale tudo. Algumas cavam tocas, enquanto outras secretam veneno ou hibernam durante os invernos gelados.

A macrofotografia impacta a natureza?

Se alguém está pensando no impacto dos registros destas imagens nos hábitos dos sapos, pode se tranquilizar. “Cada foto é tirada rapidamente, assim os sapos não são afetados negativamente”, explica, dando dicas para quem quiser seguir os passos da macrofotografia. “Eu uso a [câmera] Canon 40D e a [lente] Canon 100 milímetros macro. Sempre uso um tripé e um controle remoto [de disparo] para evitar a trepidação da câmera”, explica.

Infelizmente, estes bichinhos atualmente estão ameaçados, especialmente no mundo ocidental, pelas alterações climáticas e pela poluição da água pela agricultura. Torcemos para que as fotos de Mijer inspirem mais cuidados e chamem atenção para este problema. “Se você olhar nos olhos dos sapos, você imediatamente se apaixona por eles”, garante a fotógrafa.

macrofotografia de sapos

 

macro-frogs-wil-mijer-2

macro-frogs-wil-mijer-3

macro-frogs-wil-mijer-4

macro-frogs-wil-mijer-5

macro-frogs-wil-mijer-6

macro-frogs-wil-mijer-7

macro-frogs-wil-mijer-8

macro-frogs-wil-mijer-9

macro-frogs-wil-mijer-10

macro-frogs-wil-mijer-11

macro-frogs-wil-mijer-12

macro-frogs-wil-mijer-13

macro-frogs-wil-mijer-14

macro-frogs-wil-mijer-15

macro-frogs-wil-mijer-16

macro-frogs-wil-mijer-17

macro-frogs-wil-mijer-18

macro-frogs-wil-mijer-20

[Bored Panda]

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s