Antigamente as pessoas não sorriam em fotos. Saiba a causa

 Presbíteros da Igreja Livre da Escócia, 1860

Olhe qualquer coleção de retratos do século 19, e você vai notar uma coisa em comum: todo mundo está sempre sério. E não era só em retratos formais. Mesmo em eventos como casamentos, posse de grupos de presbíteros e fotos de crianças, ninguém sorri.Por que as pessoas não sorriam para as fotos? A primeira explicação que ocorre é relacionada à tecnologia.

Nos primórdios da fotografia, eram utilizadas soluções químicas que não eram muito sensíveis à luz. Logo, para fazer uma foto, era preciso ficar parado na frente da câmera por um bom tempo. Quanto tempo? Até você não conseguir aguenta segurar este sorrisinho.

Boulevard du Temple, 1838, por Louis Daguerre
Na imagem acima, feita em 1838 por Louis Daguerre, o tempo de exposição talvez tenha sido de 20 minutos.No entanto, chegou o final do século 19 e o início do século 20, veio a câmera Brownie e filmes mais sensíveis, e todo mundo ainda insistia em ficar de cara amarrada.
A explicação aqui talvez não esteja na tecnologia, mas na estética e na cultura. Quando a fotografia foi criada, a única maneira de registrar o semblante de alguém era um retrato pintado, um processo demorado e caro, cujo resultado seria “eterno”.
Quando a fotografia foi criada, este espírito foi herdado por ela – os retratos eram solenes, únicos, uma imagem que ficaria para sempre (a ponto de existir até retratos de pessoas mortas, “posando” como em um retrato).
A ideia de que os retratos eram coisa séria estava tão impregnada que até o humorista Mark Twain achava que ser fotografado sorrindo era algo ridículo.Com o tempo, as coisas mudaram, a fotografia se popularizou, o cinema construiu uma nova linguagem, e as pessoas, que já sabiam sorrir, tiveram que aprender a sorrir nas fotos.
Só para demonstrar que realmente era uma coisa cultural, com vocês, o retrato de um chinês comendo arroz. Sendo parte de uma cultura onde não haviam retratos, como é que deveria ser um retrato? Como você quisesse. Para este rapaz fotografado em uma expedição científica, fazer uma imagem com certeza representava um motivo para sorrir.
sera-que-antigamente-as-pessoas-nao-sabiam-sorrir-em-fotografias-2
“Comendo arroz”, 1902 – China.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s