Casal brasiliense quer combater tabu ao clicar mulheres amamentando em lugares públicos

Os fotógrafos Irmina Walczak e Sávio Freire querem ajudar o mundo a ser um lugar melhor para mães amamentarem seus filhos onde elas quiserem. Nutrir um bebê em ambientes públicos ainda é motivo de constrangimento para muita gente. Através do projeto Mamaço no Espaço, o casal quer incentivar a naturalização do ato de amamentar em lugares públicos.

Realizado através da fotografia, o projeto que retrata as mães amamentando seus filhos em lugares públicos surgiu na Semana Mundial da Amamentação, em agosto deste ano. O casal brasiliense vivia a experiência do nascimento de seu segundo filho e tiveram a ideia de fazer um convite através do Facebook para as mães e receberam mais de cem e-mails em resposta.

Inicialmente o Mamaço no Espaço pensava em ser um projeto de uma semana. O interesse coletivo se estendeu e hoje ele possui uma conta no Instagram para divulgar a ideia, narrar os relatos e entrar em contato com as mães. 15 delas já participaram dos cliques.

Irmina conta que o objetivo do projeto é alcançar aqueles que ainda têm algum preconceito ou acham estranho o ato de amamentar em público, dado este triste fato, eles querem fazer uma espécie de intervenção permanente, fixando, por exemplo, as fotografias nos locais onde foram tiradas: “Fazer um mapa mamaço de Brasília”.

Segundo a antropóloga e professora de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e apoiadora do projeto Rosa Carneiro, “Esse é um papel social das mulheres, mas as pessoas tendem a alocar isso [a amamentação] no âmbito do privado e do doméstico. Precisamos romper com esse pensamento porque estamos formando crianças que amanhã cuidarão do mundo”.

Mamaço7

Mamaço8

Mamaço2

Mamaço3

Mamaço5

Mamaço4

Mamaço6

Mamaço9

mamaço2

mamaço3

mamaço5

Mamaço1

mamaço10

Todas as fotos © @mamaco_no_espaco

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s