10 pratos típicos pelo mundo que você precisa provar pelo menos uma vez na vida

Nem só de comida brasileira são feitos os pratos do nosso dia a dia. Mas se a culinária italiana, as influências norte-americanas e os pratos chineses são nossos velhos conhecidos, é importante saber que há pratos típicos deliciosos da gastronomia internacional que nós dificilmente conhecemos – mas que deveríamos provar ao menos uma vez na vida.

No melhor estilo #foodporn, confira as fotos abaixo:

1. Poutine (Canadá)

pratos-tipicos

Foto CC Cheese Factory

Batata frita, queijo e molho: é disso que consiste o Poutine, um dos pratos mais típicos do Canadá – em especial, na província de Québec. A batata, cortada em tiras médias, é frita em óleo vegetal e o queijo tipicamente usado é o coalho. Para o molho, usa-se o gravy, feito com carne de gado, e por cima pode-se colocar bacon e até fois-gras. O prato é tão famoso que pode ser encontrado até mesmo em redes de fast food.

2. Mole Poblano (México)

pratos-tipicos2

Foto CC Elelicht

Nas receitas antigas, mais de cem ingredientes. No livro das famílias, diferentes versões e jeitinhos únicos de prepará-la. Este é o Mole Poblano, uma das receitas mexicanas mais tradicionais e complexas de se fazer. A especialidade culinária é um molho especial feito com especiarias e chocolate (sim!), que cobre pedaços de frango, peru ou carne de porco.

Para essas espécie de guisado, utiliza-se diversos tipos de pimenta, amêndoas, passas, cravo, salsa, alho, canela e chocolate amargo. A necessidade de praticidade, fez com que marcas desenvolvessem seus molhos prontos para Mole Poblano e, hoje, são poucos os cozinheiros que se arriscam a seguir a receita do início ao fim – mas se o fazem, dificilmente se arrependem!

3. Pot-au-feu (França)

pratos-tipicos3

Foto CC David Monniaux

E por falar em guisado, os franceses também tem o seu. Trata-se do saboroso Pot-au-feu (panela no fogo, em tradução livre), um prato de carne bovina temperada com ervas aromáticas e acompanhada por vegetais – alho poró, cenoura, navet e cebolas. Embora simples, há quem considere este o melhor da culinária francesa.

4. Tom Yum (Tailândia)

pratos-tipicos4

Foto CC Takeaway

A clássica sopa de peixe tailandesa recebe o nome de Tom Yum. Ácido e bastante picante, o caldo é feito com um peixe conhecido como “cabeça-de-cobra”, bastante utilizado na gastronomia asiática. Pasta de tamarindo, folhas de lima, pimenta malagueta e citronela também fazem parte da autêntica e saborosa receita.

5. Nasi Lemak (Malásia)

pratos-tipicos5

Foto CC Mw12310

Você pode degustar o Nasi Lemak no café da manhã, ou no almoço e até no jantar. O prato, tradicionalmente consumido em qualquer hora do dia, é feito com arroz branco cozido em leite de coco acompanhado por um molho especial de pimenta, anchovas, camarões ou carne bovina, amendoim e ovos cozidos – estes últimos ingredientes podem variar conforme a receita. Versátil e delicioso!

6. Bobotie (África do Sul)

pratos-tipicos6

Foto © Eafrique.TV

Carne moída cozida com temperos adocicados e coberta por uma mistura de ovos e leite. Coloque no forno e só saborear! Este é o Bobotie, um dos pratos mais conhecidos e consumidos na África do Sul. A carne, que pode ser de gado ou de porco, recebe temperos tipicamente asiáticos, como o curry, e pode ser acompanhada por chutney de maçã e passas.

7. Moussaka (Grécia)

pratos-tipicos7

Foto © Alan Benson/Taste.Au

Que tal uma espécie de lasanha feita com carne moída e berinjela? Os gregos se orgulham da Moussaka, um prato típico fácil de fazer que leva também cebola, ervas e muito azeite. No topo, molho bechamel. No Egito, Croácia e Turquia, o prato também ganha suas versões.

8. Solyanka (Rússia)

pratos-tipicos8

Foto CC Roland Geider

Na Rússia, é a sopa Solyanka que faz sucesso. Feita com vegetais e carne ou peixe a sopa ganha um gosto marcante quando pepinos cozidos são adicionados. Na receita vão também a smetana, um creme de leite azedo semelhante ao sour cream), azeitonas, cogumelos e muitos temperos.

9. Kottu roti (Sri Lanka)

pratos-tipicos9

Foto CC Shamli071

Nas ruas do Sri Lanka, é fácil encontrar vendedores oferecendo o famoso Kottu roti. Após cortar em tiras o roti, um pão de farinha de trigo integral e água, deve-se colocá-lo na frigideira ou chapa junto a vegetais, cebolas, ovos e temperos picantes. Variações podem incluir carne de boi ou frango.

10. Dim Sum (China)

pratos-tipicos10

Foto via HelpGoAbroad

A culinária chinesa é tão rica e saborosa, que decidimos colocar nessa lista incrível não um prato, mas uma coleção deles. O Dim Sum é basicamente um combo de petiscos, incluindo vegetais, frango frito, spring rolls e pasteizinhos. Na dúvida, você pode experimentar todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s