As Ilhas Selvagens, em Portugal, são um dos últimos lugares intocados no Oceano

Localizadas no extremo sul de Portugal, as Selvagens são duas pequenas ilhas do arquipélago da Madeira onde não há árvores, apenas vegetação rasteira. Entre os seus moradores estão os vigilantes da natureza e mais ninguém. Mesmo assim (e talvez por isso mesmo), esta é uma das únicas áreas quase intocadas dos Oceanos no mundo.

Ironicamente, a preocupação com o mar das Selvagens começou graças a uma ave que migra pelo mar, a cagarra. Antigamente, as aves faziam ninho ali, mas eram dizimadas pelos pescadores da Madeira, para quem serviam de alimento, enquanto as suas penas eram vendidas para fábricas de colchão na Inglaterra. Anualmente, chegavam a ser mortas 20 mil cagarras.

selvagem1

Foto © Manu San Felix/National Geographic

Foi assim que, em 1971, as ilhas, que eram de propriedade privada, foram compradas pelo Estado, que as classificou como reserva natural, protegendo as aves marinhas – e, consequentemente, todo o ambiente aquático no entorno. Hoje, a ilha Selvagem Grande abriga a maior colônia de cagarras do mundo.

selvagem2

Foto © Andy Mann/National Geographic

Graças à preservação do local, as ilhas receberam a visita dos pesquisadores do projeto Mares Prístinos, da National Geographic, em 2015. A equipe passou 10 dias no local, período que serviu para criação de um relatório científico e um documentário sobre a expedição. Apesar de concluir que este é ainda um dos poucos ecossistemas marinhos quase intocados, os cientistas defenderam a necessidade de um aumento na reserva natural – dos atuais 9.500 hectares para 124.500.

Confere só um pedacinho do documentário (em inglês):

O projeto Mares Prístinos foi lançado em 2008 com o objetivo de identificar, avaliar e proteger os últimos espaços que permanecem em estado selvagem nos oceanos. Segundo o site do projeto, 3 milhões de quilômetros quadrados dos oceanos já foram protegidos com o auxílio deste – e, se depender da equipe, muitos outros continuarão sendo beneficiados pela iniciativa.

selvagem3

selvagem5

Fotos © Andy Mann/National Geographic

selvagem4

Foto © Manu San Felix/National Geographic

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s