Como o Greenpeace está lutando contra a maior empresa de atum do mundo

Uma das mais consumidas e desejadas iguarias do mundo, o atum é um peixe valioso não só para a alimentação humana, mas principalmente para o equilíbrio do ecossistema marinho. O consumo desenfreado, a demanda em constante ascensão e as práticas destrutivas de pesca estão ameaçando o atum e diversas outras formas de vidas ao seu redor.

ATUM1

São muitas as espécies de atum ameaçadas, correndo o risco de em pouco tempo enfrentarem a extinção. Como se não bastasse, os métodos de pesca do atum matam até sete vezes mais outras espécies de peixe do que métodos convencionais e em menor escala.

ATUM5

Utilizando redes gigantes e enormes dispositivos flutuantes, a pesca do atum atrai toneladas de outros peixes, que costumeiramente são devolvidos ao mar feridos ou mesmo mortos.

ATUM4

A principal responsável por essa matança é a empresa Thai Union, produtora de mais de um quinto do atum consumido no mundo. Grande parte de seus produtos partes dessas pescas devastadoras e antiéticas, contribuindo para a morte de tubarões, pássaros, tartarugas e toda sorte de animais pertencentes a tal ecossistema.

ATUM3

Apesar do estado calamitoso desse mercado e do super poder de influência de uma empresa como a Thai Union, há uma esperança: os ativistas do Greenpeace começaram uma campanha para ranquear e apontar empresas que se coloquem contra a utilização e venda de atuns pescados em tais padrões.

O ranking criado pelo Greenpeace de empresas americanas que mais cuidam dos métodos de pesca de atum

O ranking criado pelo Greenpeace de empresas americanas que mais cuidam dos métodos de pesca de atum – das mais ecológicas (verde) às mais devastadoras (vermelho)

A ideia é que empresas como Walmart usem seu poder de compra para pressionarem empresas a mudarem seus hábitos de pesca. E, para começar, nenhum alvo pode ser melhor do que a maior fabricante de atum enlatado do mundo.

Walmart, o que você está fazendo para evitar a pesca antiética de atuns? Walmart, o que você está fazendo para evitar a pesca antiética de atuns?

A Yellow Fin Tuna

© fotos: divulgação/Greenpeace

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s