Por que o tubarão-martelo ganhou o seu martelo?

tubarão martelo

Esta é uma das criações evolucionárias mais bizarras: um tubarão com a cabeça com um formato parecido com um martelo. Pesquisadores se perguntavam o porquê do formato estranho, mas um novo estudo sugere que o tubarão-martelo possa ter evoluído com a sua estranha cabeça para aumentar a sua visão, além de melhorar a sua habilidade como caçador.

Em 1942, o pesquisador de tubarões Gordon Walls sugeriu que a posição dos olhos do tubarão fazia com que ele não tivesse uma visão binocular – em que os dois olhos funcionam juntamente. Ainda assim, outros pesquisadores afirmavam o exato oposto, dizendo que o animal teria uma visão extraordinária.

 

Agora, o tubarão-martelo recebeu um exame minucioso dos olhos, e os pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, estabeleceram que os tubarões com as cabeças mais largas têm uma melhor visão binocular, melhor para localizar presas que se movem rapidamente. A pesquisa também mostrou que estes tubarões, assim como alguns outros, têm uma visão de 360 graus, que permite que eles enxerguem presas acima e abaixo deles.

Michelle McComb e outros pesquisadores da Universidade analisaram a visão de três espécies de tubarão-martelo, além de outras duas espécies de tubarões. Os pesquisadores implantaram eletrodos nos olhos dos tubarões, que permitiram que eles observassem o campo de visão de cada espécie. “Para nossa surpresa, descobrimos que a sobreposição da visão binocular era melhor conforme a cabeça ficava maior”, afirma McComb.

A sobreposição ajuda o tubarão-martelo a perceber melhor a profundidade enquanto caçam, explica Demian Chapman, do Instituto de Conservação do Oceano da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. “Já vi tubarões-martelo caçando arraias, que são muito rápidas e ágeis, então se o tubarão quer caçar uma, tem que manter os olhos no animal”, diz. [New Scientist]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s