Vídeo: o belo lírio-do-mar

lirio do mar

Crinoides são animais membros do filo Echinodermata, classe Crinoidea, comumente chamados de lírios-do-mar.Extraordinariamente belos e graciosos, se assemelham a flores subaquáticas e podem viver em diferentes profundidades. Alguns possuem hastes graciosas com vários metros de comprimento. Outros têm partes que parecem caules ou raízes.

Chamados de fósseis vivos, eles são alguns dos animais mais antigos do planeta. O mais velho fóssil de crinoide descoberto é do Período Ordoviciano. Pelo menos o mais velho que todos concordam serem um crinoide – há uma classe chamada Echmatocrinus que data de meados do período Cambriano, mas a maioria dos paleontólogos não considera verdadeiros crinoides.

Os lírios-do-mar do passado

A maioria das criaturas paleozoicas morreram nas grandes extinções do Permiano. As poucas espécies sobreviventes na Era Mesozoica prosperaram. Muitas espécies novas evoluíram durante este tempo, incluindo os ancestrais da atual classe Articulata.

Estes equinodermes atingiram o seu auge durante a era Paleozoica – neste período, podiam ser encontrados em todo o mundo, criando “florestas” no chão de mares rasos. Havia tantos que camadas espessas de pedra calcária foram formadas quase inteiramente a partir de partes de seus corpos empilhados em cima uns dos outros.Hoje, os crinoides tendem a viver em águas mais profundas. Ou seja, não espere ver um em sua próxima aventura de snorkeling.

450 milhões de anos

A coisa mais interessante sobre os lírios-do-mar para os cientistas é que eles podem estudar parentes vivos de fósseis com 450 milhões de anos de idade.Embora os crinoides vivos não sejam das mesmas espécies ou ordens como os do passado, há semelhanças suficientes que podem ser analisadas.

Crinoides fossilizam facilmente, e por isso há uma abundância de exemplares. Existem dois motivos que explicam isso: o fundo do mar é um bom ambiente para a fossilização ocorrer, e os esqueletos destes animais são feitos de placas calcárias, um material parecido com rocha dura. [FossilFacts]

 

 

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s