Artista pinta mural dentro da usina de Chernobyl no aniversário do maior acidente nuclear da história

O pior acidente nuclear da história aconteceu em 26 de abril de 1986, na usina de Chernobyl, na cidade de Pripyat, antiga União Soviética, hoje parte Ucrânia. Uma série de explosões em um dos reatores, durante testes no sistema, liberou uma quantidade incrivelmente alta de radiação sobre a região, atingindo boa parte da União Soviética ocidental e chegando até à parte da Europa. Os 50 mil moradores tiveram de evacuar suas casas correndo, e hoje Pripyat permanece uma cidade fantasma.

CHERNOBYL11

No aniversário de 30 anos do acidente, o artista australiano Guido Van Helten decidiu homenagear um dos vários heróis, muitos desconhecidos, que sacrificaram a própria vida para registrar, denunciar ou apaziguar o desastre: Guido criou um mural em grafite dentro de um dos reatores, hoje abandonados, em homenagem a Igor Kostin, um dos único cinco fotógrafos autorizados a registrar o desastre no dia em que aconteceu.

CHERNOBYL1

A fim de mostrar ao mundo o terrível impacto de ações humanas sobre o planeta, o fotógrafo retornou ao local diversas vezes, expondo-se a níveis de radiação muito maiores do que o aceitável. Assim, em nome da história, da denúncia e da verdade, Igor adoeceu. Em 2015 Igor veio a falecer, curiosamente em um acidente de carro.

CHERNOBYL8

Segundo Guido, o local é ao mesmo tempo calmo e trágico – como se, por debaixo da tranquilidade e do silêncio, houvesse por todo o tempo a sensação transparente e aguda de que havia algo de muito errado e forte ali.

CHERNOBYL9

CHERNOBYL12

CHERNOBYL7

Feito uma espécie de cemitério em ruínas e, ao mesmo tempo, em construção, Chernobyl permanece como uma sólida memória catastrófica dos excessos da ação humana sobre o planeta, como uma tragédia cuja proporção talvez jamais possa ser realmente calculada.

CHERNOBYL6

CHERNOBYL5

CHERNOBYL4

CHERNOBYL3

CHERNOBYL2

© fotos: divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s