Apaixonado por animais cria prótese gigante pra elefante que perdeu uma perna ao pisar uma mina

Mosha, uma elefante do norte da Tailândia, tinha apenas 7 meses quando perdeu a perna ao pisar numa mina terrestre na fronteira de seu país com Mianmar. Ela então foi levada para o Friends of the Asian Elephant, um hospital que cuida de elefantes feridos, onde 2 anos depois acabou conhecendo seu anjo da guarda, o cirurgião Therdchai Jivacate.

Assim que tomou conhecimento do caso de Mosha, Jivacate decidiu ajudá-la, assumindo o maior desafio de sua vida: criar uma prótese gigante para que a elefante pudesse levar uma vida normal novamente.

“Quando eu vi Mosha, notei que ela tinha que manter a tromba no ar para conseguir andar corretamente. Na época, ela pesava cerca de 600kg e estava colocando dois terços do seu peso corporal em sua perna dianteira esquerda, o que foi fazendo com que ele ficasse torta”, disse o cirurgião, que já fez mais de 20 mil próteses para seres humanos, cães, gatos e algumas aves, além de manter uma ONG que fornece próteses de graça para amputados sem condições financeiras.

fae_elephant480x400

Após muitas tentativas e erros, Jivacate finalmente chegou a um modelo viável para Mosha. A prótese final é constituída por termoplástico, aço e elastômero que, confortavelmente, envolvem o coto do animal, sem tirar a mobilidade que a elefante precisa para andar.

Captura de Tela 2016-07-05 às 18.01.56

1466165502567592

Captura de Tela 2016-07-05 às 18.02.12

E Mosha se habituou rapidinho a nova condição, aprendendo a andar com a perna artificial em apenas 12 horas. Mas, devido ao seu crescimento, ela passou por três pernas protéticas no primeiro ano de adaptação, sendo que no começo deste mês, agora com 10 anos de idade e aproximadamente 2 toneladas, recebeu sua nona prótese.

1466169147168406

8_mosha

O cirurgião e sua equipe estão felizes por terem conseguido ajudar Mosha a andar com suas quatro pernas novamente. “Eu acho que ela sabe que eu faço as próteses para ela, já que cada vez que eu venho ao hospital ela faz uma pequena saudação, levantando sua tromba no ar“, contou Jivacate.

MoshaProtese

Todas as fotos © Friends of the Asian Elephant Foundation

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s