Primeiro cão salva-vidas do Brasil está sendo treinado em Santa Catarina

Quem nunca viu aqueles filmes e seriados em que cachorros atuam como salva-vidas? Apesar de ser uma imagem constante em nosso imaginário, o Brasil ainda não possuía nenhum cachorro capacitado para realizar resgates no mar. Os Bombeiros de Santa Catarina estão mudando essa realidade ao treinar o labrador Ice, de seis anos, para ser o primeiro cão salva-vidas do país!

Além de ser a coisa mais fofa, Ice também tem experiência em resgate. Ele ajudou nas buscas após a tragédia de Mariana e tem oito certificações internacionais, sendo considerado um dos melhores cães de busca da América Latina. No próximo verão, o animal deverá estender seu currículo ao atuar em um projeto piloto de salvamentos marítimos desenvolvido pelo 7º Batalhão dos Bombeiros, em Itajaí. A iniciativa foi inspirada em um modelo semelhante aplicado na Itália.

ice1

Por enquanto, o animal está sendo treinado para realizar os salvamentos, em que levará uma boia até a vítima. Sua ação será particularmente importante em casos em que há um grande número de pessoas em risco, quando os salva-vidas humanos não teriam capacidade de socorrer a todos ao mesmo tempo.

Para evitar que o animal seja agarrado acidentalmente por alguém que esteja se afogando, uma boia será presa a sua guia por um cabo e o cão está sendo treinado para chegar a uma distância de até um metro da pessoa que estiver socorrendo. Com precauções como esta, os salvamentos serão feitos de maneira totalmente segura para Ice.

No vídeo abaixo, dá para ver o bichano em ação:

ice2

ice3

ice4

ice5

ice6

ice7

Todas as fotos: Divulgação/7B5CBMSC

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s