Qual é a maior cachoeira do mundo?

Salto Ángel

A maior cachoeira do mundo é Salto Ángel, ou Cataratas Ángel, na Venezuela, com 979 metros de altura, de acordo com a National Geographic Society.A queda começa sobre a borda do Auyantepui, que significa Montanha do Diabo, uma área elevada de terreno localizada no Parque Nacional Canaima.
Alimentada pelo rio Churun, a cachoeira derrama água sobre a borda da montanha, mal tocando o penhasco. A altura da queda é tão grande que o fluxo se pulveriza em uma “nuvem”, que parece mais neblina, até continuar através de uma série de corredeiras na parte inferior da cascata.As Cataratas Ángel foram nomeadas em homenagem a um explorador americano e piloto, Jimmy Angel, que caiu de avião em Auyantepui em 1937.

Gigante

A altura total das Cataratas Ángel inclui tanto o mergulho em queda livre quanto um trecho de corredeiras íngremes em sua base. Porém, mesmo descontando essas corredeiras, a longa queda ininterrupta de 807 metros ainda quebra recordes e ganha de longe da maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira do El Dorado, com cerca 365 metros, localizada no Parque Estadual da Serra do Araçá, no Amazonas.No entanto, Salto Ángel é apenas a cachoeira mais alta da Terra. Existem outras formas de se classificar cachoeiras, e encontrar uma campeã absoluta para “maior do mundo” pode ser difícil.

Outras grandes cachoeiras

Definir qual a maior cachoeira do mundo é um pouco complicado porque não existe um padrão universal para designar o que conta como uma cachoeira.Algumas cachoeiras consistem de uma única queda; outras incluem uma cascata suave sobre corredeiras; outras envolvem ainda uma combinação das duas coisas (como Ángel).
Inga Falls, uma área de corredeiras no rio Congo, pode ser considerada a cachoeira com o maior volume do mundo. Mais de 46 milhões de litros de água caem lá a cada segundo. No entanto, sem uma queda vertical significativa, a Inga Falls pode nem ser vista como uma cachoeira em determinadas classificações.
Inga Falls
Inga Falls
Em comparação, as Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, possuem 275 quedas d’água, mas suas maiores cachoeiras possuem “apenas” cerca de 82 metros. Seu volume é de 1,5 milhão de litros por segundo, normalmente. Pode ficar maior às vezes.Das cachoeiras que incluem uma única queda vertical, a com o maior volume é Khone Falls, de 14 metros, na fronteira entre Laos e Camboja. Derramando 9,5 milhões de litros no rio Mekong cada segundo, o fluxo de Khone é bastante poderoso.

A campeã invisível

Debaixo d'água
Debaixo d’água
Se formos levar a definição “do mundo” a sério, e não só “em terra”, a maior cachoeira conhecida na Terra é uma que na verdade encontra-se debaixo d’água, entre a Groenlândia e a Islândia.A Catarata do Estreito da Dinamarca tem mais de três vezes a altura do Salto Ángel: 3.505 metros.
A catarata subaquática é formada pela diferença de temperatura entre a água em cada lado do estreito. Quando a água mais fria e densa do leste encontra a água mais quente e leve do oeste, a água fria flui para baixo e debaixo da água morna. [LiveScience, GuiadoTurista]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s