Despensas comunitárias permitem que pessoas deixem alimentos para quem precisa

https://i0.wp.com/www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2016/08/despensa_interna.jpg

Sabe aqueles projetos de livrarias comunitárias espalhadas pela cidade? A americana Jessica McClard conseguiu inovar e fazer algo ainda mais legal com elas (se é que isso é possível!). A atleta do Arkansas conta que, por utilizar o serviço com frequência, sempre acreditou que aquela poderia ser uma forma da comunidade ajudar não somente com a educação, mas com outros problemas sociais também.

E foi daí que surgiu o “The Little Free Pantry” (algo como A Pequena Despensa Gratuita), onde Jessica transformou espaços parecidos com os da biblioteca em pequenas despensas, com itens básicos do dia-a-dia que podem ser deixados ali por qualquer pessoa, assim como retirados também.

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-11-1

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-2-1

Segundo Jessica, os produtos com mais saída são manteiga de amendoim, geleia, produtos de higiene feminina e fraldas, além de pães e hortaliças.

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-13-1

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-12-1

Mas ela faz questão de deixar alguns produtos escolares, brinquedos e guloseimas na despensa, pela proximidade do projeto com uma escola primária. “No último dia antes das férias de verão, eu amarrei balões no topo e abasteci a caixa com cordas de pular e doces”, disse.

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-7-1

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-3-1

A primeira despensa, que custou $250, foi financiada por uma ONG e fica próxima a Good Shepherd Lutheran Church, no Arkansas. Agora, o objetivo é fazer com que as despensas se multipliquem por aí. “Eu encorajo as pessoas a construírem suas próprias despensas. Elas irão se surpreender com o retorno positivo que o projeto terá na vida delas.”, contou a atleta.

free-little-pantry-feed-homeless-poor-jessica-mcclard-10-1

Se você curtiu a ideia e quer levar ela para sua cidade, o site do projeto traz uma série de informações que podem te ajudar nessa iniciativa. Mãos à obra!

Imagens © The Little Free Pantry