10 incríveis cataratas para conhecer antes de morrer

https://i2.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/08/cataratas_grande.jpg

Se existe no mundo algo considerado plenamente maravilho na opinião de dez entre dez pessoas, definitivamente são as cataratas. Tudo bem, sabemos que visitar uma destas maravilhas naturais pode estar associado a alguns indesejáveis mosquitos, mas quem liga diante de tanta lindeza?

Abaixo você confere dez das mais belas cataratas pelo mundo:

1. Niagara Falls – Canadá e EUA

01niagara-falls-in-canada-and-new-york

Claro, você pode ficar nos EUA e testemunhar esta beleza, mas Niagara Falls (ou Horseshoe Falls) do lado canadense oferece uma visão superior. O que falta em tamanho (ela mede cerca de 50 metros altura) sobra em beleza.

2. Angel Falls – Venezuela

02angel-falls-in-venezuela

Situada no Parque Nacional Canaima da Venezuela, Angel Falls não é apenas uma das cataratas mais bonitas do mundo, mas também a mais alta. Sua extensão perfura as nuvens com quase mil metros de altura. Seu nome é em homenagem ao aviador americano Jimmie Angel que foi o primeiro piloto a sobrevoar o local.

3. Ban Gioc-Detian Falls – Vietnã e China

03ban-gioc-detian-falls-in-vietnam-and-china

Estas quedas d’água caem sobre o rio Quây Sơn que está situado na região rochosa de Karst entre a China e o Vietnã. O local possui um conjunto de cataratas e, a mais alta delas, possui 29 metros de altura. O resultado é um caleidoscópio de água borbulhante tecendo entre rochas e árvores e que criam a paisagem mais do que perfeita. Detalhe: Na época das chuvas o lugar fica ainda mais maravilhoso.

4. Yosemite Falls – EUA

04yosemite-falls-in-california

Esta surpreendente catarata é a mais alta na América do Norte. Localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Yosemite Falls apresenta uma série de três quedas diferentes que culminam em uma cascata que cai de uma altura de quase 800 metros e se esconde entre os imponentes pinheiros no vale abaixo.

5. Kaieteur Falls – Guiana

05kaieteur-falls-in-guyana

Uma das cataratas mais impressionantes e poderosas do mundo é também a mais remota. A Guiana Kaieteur Falls está escondida nas profundezas da Amazônia e exige uma caminhada de três dias para chegar até ela. Se você aguentar o tranco e chegar até lá será muito bem recompensado quando chegar ao Rio Potaro e experimentar a sua espumosa água que cai de 225 metros de altura.

6. Plitvice Falls – Croácia

06plitvice-falls-in-croatia

A costa croata é um refúgio dos sonhos, mas se torna uma experiência ainda mais surreal na região cavernosa de Karst, onde fica o Parque Nacional Plitvice Lakes. As quedas são memoráveis pelo grande fluxo de água que faz parecer as cachoeiras estão fluindo junto a uma harmoniosa canção.

7. Sutherland Falls – Nova Zelândia

07sutherland-falls-in-new-zealand

Localizada em Milford Sound em South Island, as quedas de quase 600 metros são as mais altas na Nova Zelândia e uma das mais altos do mundo.

8. Gullfoss – Islândia

08gullfoss-in-iceland

Islândia é o lar de inúmeras cataratas, mas Gullfoss continua a ser a favorita dos turistas que buscam ver de perto a beleza áspera que fez o país um destino de férias tão encantador. A catarata não é tão alta, mas contém dois picos distintos – um de 10 metros e outro de 20 metros.

9. Victoria Falls – Zimbabwe e Zâmbia

09victoria-falls-in-zimbabwe-and-zambia

Como se deve medir a maior cachoeira do mundo? Por altura, largura, ou apenas como as pessoas se sentem pequeninas quando estão diante delas? Independente da maneira utilizada para mensurar, Victoria Falls, que está situada entre o Zimbabwe e a Zâmbia, vence. De acordo com o livro dos recordes, esta é a maior cachoeira com base em uma combinação de altura (104 metros) e largura (1700 metros). Ela também atende pelo apelido evocativo Mosi-oa-Tunya (ou a ‘fumaça que troveja’), o que faz sentido já que é possível ouvi-la a milhas de distância.

10. Cataratas do Iguaçu – Brasil e Argentina

010iguazu-falls-in-brazil-and-argentina

Quando se trata de delinear as fronteiras, nada melhor do que o que acontece entre o Brasil e a Argentina que possuem a Cataratas do Iguaçu para marcar a separação entre os territórios. Tecnicamente esta é a maior cachoeira do mundo, pois sua cascata se estende por mais de 3 km ao longo do Rio Iguaçu.

Todas as fotos: Reprodução

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s