Esta série de fotos poderosa vai te levar pelos rituais de vodu no Haiti

https://i1.wp.com/nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2016/08/haiti6.jpeg

O que sabemos sobre o vodu haitiano costuma estar carregado de diversos estereótipos e preconceitos. Mas, com o número crescente de refugiados haitianos que chegam ao Brasil, nada mais justo do que buscar entender mais sobre a cultura do país.

Esta série de fotos clicadas pelo fotógrafo Troi Anderson, dos Estados Unidos, são uma boa maneira de começar a fazer isso.

haiti1

Troi sempre se interessou pelo vodu haitiano, mesmo antes de viajar ao país pela primeira vez, quando pode participar de um ritual. O momento está bem longe ser o estereótipo de bonecos de vodu e magia negra sobre o qual ouvimos falar.

Ao invés disso, os rituais consistem em encontros de música, teatro e dança em que os movimentos corporais são realizados de maneira a fazer com que os presentes acessem uma energia transcendental.

haiti2

É importante entender, como lembra o Huffington Post, que o sistema nasceu durante a Revolução Haitiana, em que os habitantes do país eram dominados por uma forte escravidão.

O vodu teria nascido como uma resposta a essa repressão, quando os nativos da região mostravam sua força através dos rituais de música e dança que transformavam a dura realidade em algo mais bonito de se ver e viver.

haiti3

haiti4

haiti5

haiti7

haiti8

haiti9

haiti10

Todas as fotos © Troi Anderson

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s