Estudo revela quais são os melhores e piores países do mundo no quesito alimentação

Não restam dúvidas de que todo mundo adora comer. Mas quais serão os países que alimentam melhor os seus habitantes? Na hora da fome, qualquer coisa comestível é válida, mas o instituto Oxfam International realizou um estudo em 125 países, o “Good Enough to Eat” (“Bom o Suficiente para Comer”, em tradução livre), índice que revela quais são os melhores e os piores lugares em termos de alimentação, visando destacar os desafios enfrentados por algumas nações para se obter certos tipos de alimentos.

O levantamento levou alguns pontos em consideração: as pessoas têm comida o suficiente? As pessoas conseguem pagar pela comida? A comida é de boa qualidade? Qual é a extensão de dietas pouco saudáveis para as população? Para descobrir tais respostas, o estudo analisa o percentual de pessoas subnutridas e crianças abaixo do peso, as taxas de diabetes e obesidade, assim como aponta os preços dos alimentos em relação a outros bens de serviços e a inflação. A diversidade nutricional dos alimentos, o acesso a água limpa e segura também são analisados para ter um parâmetro mais exato quanto a não só quantidade do que é servido, mas a qualidade, que é ainda mais importante.

Para chegar a uma conclusão, uma categoria une estes quatro elementos principais das perguntas acima, onde a Holanda conquistou o primeiro lugar e Chade, na África, ficou em último. Os países europeus ocupam os primeiros 20 lugares da lista para se comer bem, enquanto o continente africano ainda sofre com a fome, a miséria e a falta de saneamento básico. Sendo assim, a pesquisa constatou que 840 milhões de pessoas passam fome no mundo, todos os dias, devido a pobreza e a desigualdade social e econômica.

Mesmo havendo comida suficiente para todos, Oxfam explica que desvio de recursos, resíduos e consumo excessivo são os culpados. Segundo eles, os acordos comerciais e as metas de biocombustíveis acabam “desviando lavouras de mesas de jantar para tanques de combustível”. Em contrapartida dos países pobres que passam fome, os mais ricos sofrem com a obesidade, nutrição deficiente e altos preços dos alimentos.

OxfamIndex

Confira abaixo os sete países onde se come melhor:

1. Holanda

holandafood

2. Suíça

SONY DSC

3. França

francafood

4. Bélgica

belgicafood

5. Áustria

austriafood

6. Suécia

sueciafood

7. Dinamarca

dinamarcafood

E agora, os sete países onde as condições de alimentação são piores:

1. Nigéria

nigeria

2. Burundi

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3. Iêmen

iemenfood

4. Madagascar

madagascarfood

5. Angola

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

6. Etiópia

etiopiafood

7. Chade

chadefood

A lista completa você confere aqui.

Fotos: reprodução/wikipedia

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s