Há 100 anos, esses artistas foram convidados para representar como seria o ano 2000

https://i1.wp.com/www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2016/08/ano-interna.jpg

Lembra de quando os anos 2000 eram a mais pura representação do futuro? Roupas voadoras, robôs para tarefas rotineiras e muitas engenhocas faziam parte do imaginário futurista até algum tempo atrás. Hoje, esse tal de futuro chegou por aqui – ou pelo menos a data prevista para que ele acontecesse. Mas, ao que tudo indica, o mundo está bem diferente do que havia sido imaginado…

Entre os anos de 1899 e 1910, Jean-Marc Côté e outos artistas franceses foram convidados para imaginar como seria a vida nos anos 2000. Na época, muitas ilustrações foram criadas com imagens futuristas em caixas de cigarros e charutos e posteriormente em postais.

ano20

A série ganhou o nome de En L’An 2000 (“No Ano 2000”, em francês) e tem pelo menos 87 cartões conhecidos com as mais diversas divagações sobre como seria o futuro. Apesar de terem acertado bastante coisa que estava por vir neste século, os artistas abusaram um pouco da ideia de asas acopláveis para uso de profissionais de diversas áreas e previram uma conquista submarina que nunca aconteceu.

As ilustrações tinham como objetivo a exibição na Exposição Universal de 1900, em Paris. Mas, por falta de verba, a série foi descontinuada e só foi redescoberta pelo escritor futurista Isaac Asimov, que publicou as imagens no livro Futuredays: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000 (ainda sem tradução para o português).

Mesmo assim, é interessante ver as previsões feitas por eles sobre como seria a vida no início deste século:

ano1

ano2

ano3

ano4

ano5

ano6

ano7

ano8 ano9 ano10 ano11 ano12 ano13 ano14 ano15 ano16 ano17 ano18 ano19

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s