Assustadoras criaturas marinhas em fotos

O fundo do mar é um lugar por vezes assustador, habitado por criaturas estranhas que amam o frio e a escuridão. Mergulhe conosco:

Peixe-pescador-boca-de-lobo

assustadoras-criaturas-marinhas-1
Com dentes em forma de agulha e uma estrutura saliente no topo de sua cabeça, este peixe parece mais uma criatura alienígena do que algo que vive aqui na Terra.

Da família do peixe-pescador-boca-de-lobo, essa espécie foi recém-descoberta em águas profundas do Golfo do México e nomeada Lasiognathus dinema. O apêndice curvo que parece uma vara de pesca contém bactérias que produzem luz. O animal usa essa estrutura para enganar outros peixes que são atraídos para a claridade, e papá-los.

Espaguete nadador

assustadoras-criaturas-marinhas-2
Esta besta que parece um prato de espaguete nadando, Bathyphysa conifer, foi vista ao largo da costa da Angola em 2015 por trabalhadores da empresa de petróleo e gás BP. Eles estavam coletando imagens de vídeo a uma profundidade de cerca de 1.220 metros quando avistaram o animal bizarro.O B. conifer é um sifonóforo, um grupo de animais marinhos que inclui corais e águas-vivas.

Peixe fantasma

assustadoras-criaturas-marinhas-3
Esta criatura que parece um fantasma foi descoberta por cientistas em julho de 2016 durante uma missão do navio de pesquisa Okeanos Explorer, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. Foi a primeira vez que o peixe, parte da família Aphyonidae, foi visto vivo e nadando, a uma profundidade de 2.500 metros, na Fossa das Marianas.

O Monumento Nacional da Fossa das Marianas é uma área protegida que abrange 246.608 quilômetros quadrados a leste das Filipinas. O “peixe fantasma” tem a pele translúcida, sem escamas, e olhos incolores.

Lula-vampira-demônio-do-inferno

assustadoras-criaturas-marinhas-4
Apesar de seu nome terrível, esse animal é relativamente pequeno, atingindo um máximo de 15,4 centímetros de comprimento. Com coloração vermelha, olhos brilhantes bioluminescentes e uma capa que conecta seus oito braços, dá para entender porque é chamada do jeito que é.

Embora tenha semelhanças com ambas lulas e polvos, não é realmente uma lula, mas sim é o único membro de sua própria família separada. Por conta disso, é referida normalmente como um “fóssil vivo”. Seu nome científico, Vampyroteuthis infernalis, traduz literalmente como “lula vampira do inferno”.

Peixe-pescador-boca-de-lobo 2

assustadoras-criaturas-marinhas-5
Outro peixe-pescador-boca-de-lobo da lista, esta espécie aparece perseguindo Nemo e Dory em “Procurando Nemo”. Para atrair suas presas, ele usa a mesma vara de pesca bioluminescente que o primeiro animal da lista também possui.

Anfípode super gigante

assustadoras-criaturas-marinhas-6
Este enorme crustáceo foi um dos sete anfípodes gigantes descobertos por cientistas em 2011, enquanto eles estavam explorando uma das trincheiras mais profundas da Terra, a Fossa de Kermadec, na costa nordeste da Nova Zelândia.

Estas criaturas pálidas, chamadas Alicella gigantea, são mais de 20 vezes maiores do que seus parentes crustáceos típicos.

Tubarão-boca-grande

https://i1.wp.com/res.cloudinary.com/db79cecgq/image/upload/c_crop,h_811,w_1437,x_0,y_44/c_fill/v1412699198/Os_10_Tubar%C3%B5es_Mais_Curiosos.jpg

O tubarão-boca-grande é uma espécie extremamente rara de tubarão de águas profundas. Ele nada com a boca aberta, capturando peixes e krill ao longo do caminho. Sua boca enorme se estende para além de seus olhos e está equipada com cerca de 50 fileiras de dentes pequenos e afiados em cada mandíbula.

Peixe dragão negro

assustadoras-criaturas-marinhas-8
Outra criatura bioluminescente do fundo do mar, o peixe dragão negro (Idiacanthus antrostomus) tem órgãos emissores de luz dispostos ao longo de toda a sua barriga para enganar predadores, alterando a sua silhueta. O peixe assustador também possui “lanternas” ao lado de cada olho que podem piscar enquanto ele mantém um olho para presas ou para sinalizar potenciais companheiros.

Como você pode ver na foto acima, o peixe blackdragon é tão aberto que mesmo a sua língua tem dentes afiados.

Geleia-de-cristal

assustadoras-criaturas-marinhas-9
A Aequorea ou geleia-de-cristal é uma água-viva que possui um corpo translúcido, que lhe dá uma aparência fantasmagórica. Seus tentáculos podem ter de centímetros até 30 metros de comprimento.

Isópode gigante

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/ac/40/23/ac4023a7853b12503e42e05152823bed.jpg

Esta criatura marinha é o pesadelo de todos aqueles com uma fobia de insetos: o crustáceo que vive no fundo do oceano é parente de camarões, caranguejos e dos tatuzinhos-de-jardim, mas, ao contrário de seus primos, podem ter mais de 40 centímetros de comprimento.

Peixe-víbora

assustadoras-criaturas-marinhas-11
O peixe-víbora é apropriadamente chamado assim por conta de seus dentes longos, em forma de agulha, na sua mandíbula inferior. Este monstro marinho prefere águas quentes e tropicais, onde afunda suas presas nas suas vítimas, imobilizando-as.

Lesma-do-mar

https://i1.wp.com/www.researchrockstar.com/wp-content/uploads/2012/03/bigstock_Colorful_Nudibranch_16342874.jpg

Lesmas marinhas que vivem no fundo do oceano vêm em todas as cores do arco-íris, incluindo vermelho sangue com tons de azul neon. A maioria das lesmas-do-mar é carnívora, e algumas têm garras afiadas e fileiras de dentes usadas para raspar a carne de suas presas.Normalmente com poucos centímetros de comprimento, algumas espécies podem crescer mais do que 30 cm.

Água-viva Atolla

assustadoras-criaturas-marinhas-13
A água-viva Atolla wyvillei, de cor vermelho-sangue, emite uma luz azul assustadora quando se sente ameaçada por um predador. Sua bioluminescência brilha em um giro de padrão hipnótico em torno de seu corpo.

Ouriço-do-mar

assustadoras-criaturas-marinhas-14
Pequeno e espinhoso, o ouriço-do-mar muitas vezes têm espinhos que cercam seus corpos para protegê-los de predadores. A sua coloração pode ser preta, marrom, roxa, vermelha ou verde oliva. Na foto acima, está o ouriço roxo da Califórnia (Strongylocentrotus purpuratus).

Pepino-do-mar

assustadoras-criaturas-marinhas-15
O pepino-do-mar tem uma aparência pateta, mas esconde um segredo sombrio. Quando assustado ou atacado por um predador, algumas espécies liberam uma substância tóxica conhecida como holoturina que tem a capacidade de matar – ou pelo menos atordoar – qualquer animal em sua vizinhança.

Pepino-do-mar 2

assustadoras-criaturas-marinhas-16
Nem todas as espécies de pepino-do-mar (ou holotúrias) parecem pepinos. Algumas espécies, com tentáculos em ramo em uma das extremidades de seus longos corpos, parecem mais brócolis, como o acima.

Peixe astrônomo

assustadoras-criaturas-marinhas-17

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Northern_Stargazer.JPG
Este peixe assustador é encantadoramente nomeado, em inglês, de “stargazer” (cuja tradução pode ser “astrônomo” ou literalmente “observador de estrelas”), porque seus olhos estão situados no topo de sua cabeça. O peixe deixa seu corpo achatado debaixo da areia, escondendo-se de modo que ainda é capaz de espreitar para cima (esperando que presas passem por ele).

Embora muitos peixes deste tipo habitem águas rasas, essa espécie (Astroscopus guttatus) vive nas águas profundas ao largo da costa do Atlântico.

Moreia

assustadoras-criaturas-marinhas-18
Esta criatura bizarra é uma moreia. A maioria das moreias, incluindo a Gymnothorax bathyphilus, que vive nas águas profundas do Oceano Pacífico, tem dentes curtos e serrilhados, apesar de algumas terem presas mais longas.

Moreia 2

assustadoras-criaturas-marinhas-24
Este close-up da Gymnothorax undulates, outra moreia, mostra seu padrão característico de manchas verde-limão brilhantes em um fundo escuro. Seu sorriso sinistro traz à mente as enguias maliciosas do clássico da Disney “A Pequena Sereia”.

Peixe coral

assustadoras-criaturas-marinhas-19
Encontrado em águas tropicais profundas ao redor do mundo, os peixes Peristediidae de cor coral têm corpos envoltos em escamas pesadas. Eles também possuem espinhas proeminentes, com barbos em seus queixos para atrair presas.

Peixe-ogro

assustadoras-criaturas-marinhas-20
Com dentes longos, o peixe-ogro habita as águas extremamente profundas do oceano. Em proporção ao tamanho do corpo, tem um dos maiores dentes entre todos os peixes.

Embora possa parecer assustador, este animal em perigo de extinção só cresce até cerca de 16 centímetros de comprimento.

Camarão-imperador

assustadoras-criaturas-marinhas-21
Parasita de pepinos-do-mar, esta espécie de camarão, chamada Periclimenes imperator, possui uma rica coloração laranja e roxa. Esses animais também pode parasitar uma série de outros hospedeiros, incluindo lesmas-do-mar.

Peixe-caixão

assustadoras-criaturas-marinhas-22
Enigmaticamente chamado de peixe-caixão (Chaunax endeavouri), essa criatura se assemelha mais uma abóbora colorida do que uma tumba. O peixe carrancudo pode ser encontrado descansando no fundo do oceano, usando suas pequenas barbatanas como pernas para sustentar-se.

Peixe-mão

assustadoras-criaturas-marinhas-23
O peixe-mão manchado, Brachionichthys hirsutus, é uma espécie rara e ameaçada de águas profundas da Austrália. Suas barbatanas peitorais parecem braços curtos com mãos. Usando estas extremidades, o animal pode nadar, bem como “andar” no fundo do mar, o que muitas vezes prefere. [LiveScience]

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s