Por fora, essa mesquista no Irã parece mais uma de tantas; por dentro, é uma incrível viagem

https://scontent-grt2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/14517397_1784705285139225_626033341864083355_n.jpg?oh=1ea8aa65063cbae1ce7032ffa1cff260&oe=58ADE0F9

Ninguém se surpreende ao passar pela fachada da mesquita de Shah Cheragh, em Shiraz, no Irã. É fácil dizer até que seu exterior nem sequer chama a atenção. Mas uma vez que você entra por aquela porta, é quase impossível não ficar fascinado com o interior do edifício.

mesquita1

Foto: Maite Elorza

Suas paredes internas e o teto são cobertos por milhões de pequenos pedacinhos de espelho e vidro, que refletem a luz em todas as direções. Graças a isso, a mesquita atrai hoje turistas de todas as partes do mundo que buscam conhecer todo o seu brilho. O nome Shah Cheragh significa justamente “Rei da Luz”.

mesquita2

Foto via

O passado do local também resguarda seu quê de mistério. Segundo o Bored Panda, uma lenda diz que, por volta de 900 dC, um viajante teria visto algo brilhando de longe. Quando se aproximou, percebeu que era uma cova: dentro dela, estava um cadáver de uma importante figura muçulmana, o que fez com que área se tornasse um destino de peregrinação para a religião.

mesquita3

Com o tempo, a mesquita foi erguida para abrigar o túmulo e adornada com estes milhões de pedaços de espelhos que fazem com que sua luz continue brilhando para sempre.

mesquita4

mesquita5

mesquita10

Fotos: IslamSciFi/Twitter

mesquita6

Foto: Soniafilinto via

mesquita7

mesquita8

Fotos: David Holt

mesquita9

Foto: H.L. TAM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s