A fotógrafa libanesa Rania Matar trabalhava em um projeto envolvendo mães e filhas no ano de 2014 quando, ao visitar sua terra natal, percebeu um outro assunto, forte, contundente e então pouco explorado e que, apesar de estar debaixo de seu nariz, Matar ainda não havia reparado: as crianças sírias e palestinas vivendo como refugiadas no Líbano. O assunto cresceu de tal forma que rapidamente se transformou em um trabalho autônomo e central em sua carreira.
“A questão [dos refugiados] começou pelo Líbano, e era incrível ver essas crianças pelas ruas. O primeiro garoto que conversei se parecia com meu filho, e tinha a mesma idade, e isso me comoveu profundamente”, ela afirma.
O nome do projeto não poderia ser mais terrivelmente apropriado: Invisible Children, ou Crianças Invisíveis. A ideia é oferecer um rosto humano à crise, indo além do que diz a mídia, as estatísticas, a guerra e as ideias sobre terrorismo e invasão.
Pelos últimos dois anos Rania continuo voltando ao Líbano para retomar ou conquistar essas relações. Através de uma aproximação franca e afetuosa, ela consegue criar uma conexão humana, através da qual a artista tenta registrar a personalidade das pessoas fotografadas.
“No fim, são crianças que querem ser escutadas, que prestem atenção a elas. Estamos largando-as nas ruas ao invés de oferecermos educação, isso é que é terrível. Já é o segundo ano que essas crianças estão nas ruas, e não nas escolas”, afirma Rania.
Todas as fotos © Rania Matar
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
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