Olhe o degrau: coletivo urbano revitaliza as escadarias abandonadas da cidade de São Paulo

 

As escadas, escadarias, escadões, têm sim, a sua função, pedestre! Lançada em parceria pelo site Cidadera e pela ONG Cidade Ativa, a plataforma colaborativa Olhe o Degrau mapeia escadas da cidade de São Paulo disponíveis para seus usuários.

Criada no final de 2013 com a finalidade de repensar a relação que o cidadão tem com a sua cidade, a iniciativa propõe ao indivíduo maior interação com o espaço urbano e com outras pessoas que o utilizam, através de dados informados pelos usuários, como que escadas estão disponíveis para uso, localização, descrição e fotos.

degrau10

Além de propor atalhos para os caminhos do dia a dia, os escadões podem ser cenário de encontros e intervenções artísticas, como aconteceu recentemente na escada da rua Alves Guimarães, em Pinheiros, durante uma oficina de graffiti que deu nova cara aos arredores.

Queremos aumentar o reconhecimento sobre estes espaços e permitir que pessoas percebam que as escadarias podem ser parte de suas rotinas diárias, sendo incorporadas como atalhos em rotas de pedestres. Além disso, entendendo como conectar escadas e a rede de calçadas existente, podemos aumentar o uso do transporte ativo e reduzir o uso de automóveis particulares na cidade, amenizando a crise de mobilidade que São Paulo enfrenta atualmente”, informa a página do serviço.

degrau9

degrau8

degrau5

degrau3

degrau2

degrau4

degrau1

degrau7

Todas as imagens: Divulgação/Cidade Ativa e Aline Bronkhorst

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s