Abu Malik al-Sham, um jovem sírio de 22 anos, descobriu na arte uma forma de demonstrar esperança e amor num país onde a guerra parece não ter fim. O artista conta que em 2013, quando se juntou ao Exército Livre da Síria para combater o Governo de Bashar Al-Assad, conviveu com tanta destruição que precisava fazer algo a respeito.
Foi quando decidiu usar a arte contra a guerra, com pinturas carregadas de críticas políticas que apareceram de forma misteriosa pelas ruas do bairro Darayya, no subúrbio de Damasco. Nos últimos dois anos, Abu pintou mais de 30 murais, mesmo correndo o risco de ser baleado ou atingido por uma bomba.
E as principais características do seu trabalho, como espontaneidade, ironia e verdade, chamaram a atenção da internet, fazendo com que muitos associassem facilmente suas pinturas as de Banksy. E assim Abu Malik al-Sham se tornou o “Banksy” da Síria.
Imagens © Abu Malik al-Sham