A formiga panda

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/65/45/37/6545377d2e657568757a0760a31ccbd2.jpg

A formiga panda (Euspinolia ornatula), conhecida internacionalmente como Panda Ant, é, na verdade, uma vespa sem asa. Pertencente a família Multilidae, a designação de “formiga” se espalhou pela semelhança com o pequeno inseto.  O nome “panda”, por motivos claro, foi dado em referência à coloração da vespa, que possui tons pretos e brancos.

Endêmica de regiões do Chile, ainda existem poucas informações sobre a espécie por ter sido descoberta há pouco tempo. Contudo, especula-se que a picada da espécie é tão dolorosa que poderia derrubar um grande animal, como um boi.

Nesta espécie de vespa os machos possuem asas e as fêmeas não, e são tão diferentes um do outro que não parecem de uma mesma espécie.  As Formigas-Panda habitam quase que por todo o mundo, em especial áreas arenosas e desertos.

Aqui não são encontrados nem rainhas e nem operárias como nas formigas verdadeiras: São vespas de corpo extremamente duro, difíceis de serem perfurados. Sua picada é muito dolorosa e com algumas picadas, podem abater animais muito maiores do que elas, sendo que somente a fêmea pode picar por apresentar um órgão sexual modificado, longo e maleável.

A Formiga-Panda prefere a parte da noite para suas atividades, mas isso não a impede de se aventurar durante o dia. Se alimentam de néctar. Durante o acasalamento o macho localiza, voando, uma fêmea e a leva em suas costas enquanto copulam. Ela depois, irá procurar um ninho de um inseto, e se neste tiver ovos ou pupa deste inseto, ela fará a postura de ovos bem ao lado, para que quando seus ovos se abram, as larvas da Formiga-Panda tenham alimento, consumindo os indefesos que ali se encontram.

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2016/11/facee-formiga-panda-2.jpg?w=444
https://www.greenme.com.br/images/informar-se/animais/panda-ant-1.jpg
Google: Imagens

5 comentários

  1. Pingback: A formiga panda — VIVIMETALIUN | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Pingback: A formiga panda – Br Andrew's Muses

  3. Pingback: A formiga panda – Br Andrew's Muses

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s