Fotografias fascinantes dos últimos nômades caçadores do Nepal

No sopé do Himalaia, sobrevive a última tribo nômade Raute. Os “Reis da Floresta”, como eles se chamam, são caçadores-coletores que migram pelas florestas do extremo-oeste do Nepal. Eles, inclusive, tiveram sua etnia, língua própria e costumes, reconhecidos recentemente pelo governo nepalês.

Estima-se que haja ainda 650 rautes no Nepal, dos quais, apenas cerca de 140 continuam a praticar o modo de vida tradicional. Os anciãos da tribo estão lutando para manter seus valores e tradição, enquanto, por outro lado, os jovens estão esperando para se libertar e explorar o mundo ao seu redor. Embora cada um esteja certo em sua própria maneira, é provável que em alguns anos o grupo tribal deixará de existir.

nepal9

Para nossa sorte, em 2011, o fotógrafo Kishor Sharma registrou o modo de vida da tribo em uma coleção de fotos fascinantes. Para se alimentar, eles coletam tubérculos, frutas e legumes de dentro das florestas. Eles também caçam pequenos animais, especialmente macacos, para a carne. Quando os recursos em determinada região são baixos, ou quando um dos membros morre, a tribo inteira se desloca para outro lugar.

Para o registro das imagens, foram necessárias várias viagens e alguns subornos – sob a forma de cigarros e utensílios de madeira – para fazê-los se abrir e concordar em ser fotografados. Mesmo assim, vários aspectos de sua vida, como a caça, foram mantidos em segredo. Seu sistema de crenças considera ser um tabu para permitir que pessoas de fora assistam a caçar. Mesmo assim, as imagens mostram um pouco de seu modo de vida. Confira:

nepal11

nepal10

nepal8

nepal7

nepal6

nepal5

nepal4

nepal3

nepal2

nepal

Fotos: Kishor Sharma

5 comentários

  1. É interessante como as fotos em preto e branco são incrivelmente expressivas, como se pudessem capturar algo mais profundo que apenas a imagem em si. Há um tom de solidão nos olhos que talvez não fosse tão perceptível por outra perceptiva, e os pequenos gestos ganham um statos meio mítico, meio épico quase como se não fossem reais ou talvez pareçam tão reais que beiram o surreal.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s