15 casas construídas em locais “impossíveis”

Enquanto a maioria se contenta com casas ou apartamentos comuns em centros urbanos, outras pessoas querem construir um cantinho em um lugar especial e único. Confira 15 casas localizadas nos pontos mais estranhos do mundo:

15. Sérvia

servia
Esta casa fica perto da cidade de Bajina Basta e foi construída em 1968. Ela está há quase 50 anos em cima de uma rocha no meio do rio Drina.

14. Fronteira Canadá-EUA

fronteira-eua-e-canada
Similarmente, a ilha conhecida como “Ilha com Apenas Espaço Suficiente” é famosa por abrigar uma casinha simpática que conta com uma minúscula praia particular que só tem espaço para algumas cadeiras e mesinhas. A ilha fica no rio Saint Lawrence.

 

13. Islândia

islandia
Algumas pessoas simplesmente não gostam de vizinhos. Esta casa foi construída há quase 300 anos na ilha de Ellidaey e foi lar de cinco famílias diferentes que costumavam hospedar caçadores que passavam por ali. Como se a casa não estivesse isolada o suficiente, os donos da casa ainda construíram uma cerca ao redor dela.

12. Polônia

varsovia
Enquanto alguns procuram por solidão, outros querem estar no centro de tudo e rodeados por muitas pessoas. Este estreito apartamento em Varsóvia é conhecido como Casa Keret e está espremido entre dois outros prédios. O ponto mais largo da casa tem apenas 91cm.

11. Austrália

australia
Para escapar de calor de mais de 40ºC, os moradores de uma pequena cidade de mineradores na Austrália decidiram viver embaixo da terra. 80% da população vive em cavernas adaptadas para serem lares, com direito a eletricidade, paredes que dividem ambientes e chão com acabamento.

10. Inglaterra

inglaterra
Quem não gosta de viver debaixo da terra pode optar por uma casa a algumas dezenas de metros do chão. Na região norte da Inglaterra, moradores constroem casas nas árvores para protestar. Por mais de quatro anos, residentes lutaram para evitar que o local histórico Nine Ladies fosse destruído pela extração de arenito.

9. Canadá

canada
O desenvolvedor de software Joel Allen construiu sua própria casa na árvore em Whistler, no Canadá. Seu design moderno e fino atrai muitos apreciadores desse tipo de construção.

8. China

china
A província de Guangdong na China tem duas casas ilegais que são muito peculiares. As construções foram feitas em 2011, diretamente no telhado de uma fábrica. De acordo com a mídia chinesa, as casas finalizadas ocuparam muito mais espaço que o projeto original, por isso são consideradas ilegais.

7. China II

china-casas-em-cima-de-shopping
Em 2013, 25 casas foram construídas em cima de um shopping na província de Hunan. As casas são habitadas por funcionários do shopping e também foram feitas de forma ilegal. O mais curioso sobre esta construção é que ela contém pequenas ruas e jardins que simulam uma rua comum.

6. China III

nail-houses-china
Enquanto algumas construtoras teimosas insistem em fazer casas em locais proibidos, outros donos de casas teimosos se recusam a deixar seus lares. Na China, é comum que grandes construções como prédios comerciais ou estradas expulsem moradores antigos de uma região. Quando algum morador se recusa a vender sua casa (normalmente por um baixo preço), as construtoras simplesmente começam o projeto ao redor do imóvel solitário, ilhando os seus moradores. Por lá, são conhecidas como “casa-prego”.

5. Turquia

nail-houses-china-2
Isso acontece em outros países do mundo. Na Turquia, uma família acabou cedendo à pressão da construtora ao ter toda a vizinhança demolida e seu acesso à rua dificultado.

4. Butão

butao
O monastério Paro Taktsang fica agarrado às rochas do Vale Paro. O complexo existe desde o século XVII. Monges que praticam o tipo local de budismo podem passar anos no templo, sem nunca descer ao vale.

3. Grécia

grecia
Outra casa construída sobre rochas é a Meteora, que fica em cima de pedras de arenito. Ela foi reconhecida como local de preservação da Unesco.

2. Suíça

suica
A casa mais alta desta lista, porém, é a cabana Solvay, que fica a quase 4.000m de altitude na montanha Matterhon (aquela da embalagem do Toblerone). Ela tem 10 camas que abrigam escaladores cansados.

1. Nova Zelândia

nova-zelandia
O engenheiro Jono William construiu o Skysphere na Nova Zelândia. A casa tem controle de iluminação por app e uma geladeira para cerveja que libera a bebida por controle de voz. Além disso, ela pode ser totalmente trancada, impedindo o acesso por fora. Este pode ser o local perfeito para se esconder em caso de apocalipse zumbi. [Business Insider]

 

8 comentários

Deixe um comentário